quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Educafro: retrospectiva 2015



Por Ana Paula Ferreira

O curso pré-vestibular comunitário de educação para a camada popular e afrodescendentes – Educafro – está no município de Poços de Caldas há mais de 10 anos e esse ano de 2015 continuou seu histórico de luta. 

Educafro existe porque o Ensino Superior embora com vários avanços ainda é um espaço de poucos. Por isso, a Educafro persiste para possibilitar que estudantes de escolas públicas tenham mais condições conceituais para se inserirem nas faculdades públicas ou privadas. Porém, é importante frisar que a Educafro não se faz apenas como cursinho pré-vestibular. É antes de tudo um movimento social.

O grande ranço que separa os que passam no Enem e os que não têm nota suficiente para cursar o Ensino Superior é um reflexo de um abandono da escola pública e em contrapartida de uma desigualdade de renda absurda que torna possível que apenas a elite se alimente do saber historicamente construído e tenha mais oportunidades de se servir dos meios universitários mais conceituados. É nesse cenário que a Educafro se inscreve: se por um lado busca contribuir para inserção da classe trabalhadora enquanto estudantes universitários, por outro questiona esse modelo econômico que transforma a educação como moeda de troca.

Por isso, além das aulas convencionais, há a aula de Cultura e Cidadania. Por isso que no decorrer do ano participa de inúmeras ações que demonstram a indignação com os problemas sociais. Esse ano de 2015 não foi diferente.

Começamos em março em parceria com o Instituto Moreira Salles e com o grupo que luta pela igualdade de gênero “Moça Você é Machista” para apresentação de um documentário e discussão a respeito do tema aborto. Longe de uma abordagem moralista, religiosa e fundamentalista, buscou-se um olhar não tão divulgado pela grande mídia: a questão saúde pública ao se pensar em milhares de mulheres que anualmente morrem vítimas de abortos clandestinos e de uma sociedade machista e patriarcal.

No dia 1° de maio fizemos uma panfletagem e conversa com os trabalhadores sobre a PL 4330, que roga sobre a regularização das terceirizações do trabalho. No fim do mês, em parceria com a UEMG, realizamos o I Seminário da Mulher Negra com a problemática da desigualdade de gênero e os impactos ainda maiores quando se trata da mulher negra, maior vítima de abuso sexual, desemprego e subempregos; inferiorizada por uma sociedade de consumo que deprecia sua pele, seu cabelo, sua cultura. 

Em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) participamos de arrecadações de produtos de higiene e livros para as detentas da cadeia de Poços de Caldas, que se encontram em situação de carência em relação a esses produtos.

Participamos junto com outros grupos da Marcha contra a Intolerância Religiosa, Contra o Genocídio do Povo Negro e Contra a Violência em Relação à Mulher. Realizamos o encontro entre núcleos da Educafro de Minas Gerais que teve o privilégio de receber Frei David, fundador da Educafro e uma liderança de destaque nacional em relação à igualdade racial.

Em setembro, em parceria com o Coletivo de Educação, organizamos a palestra do professor Carlos Rodrigues Brandão, que fez uma fala sobre educação popular e Paulo Freire no espaço cultural da Urca para mais de 500 pessoas. 

Enfim, nossa luta foi em diversas frentes, em relação aos grupos mais vulneráveis, o negro, a mulher, a presidiária, o trabalhador, buscando superar o discurso blablazante e a ação vazia, desconectada de reflexões profundas, apontando para uma tentativa de se fazer a práxis, entre o estudo e a prática, a teoria e o agir sobre o mundo, aproveitando-se do saber como um processo de denúncia e de grito.

Continuemos na luta em 2016!

Ana Paula Ferreira,coordenadora do Educafro Poços. 

15 comentários:

Citas Mae Telingban disse...

that was fascinating

Asterisk VoIP Call Center

Elweisz Smith disse...

education is one of the best thing we ever ha in this world..
You won't believe this Park City Real Estate

View Website Securities Attorney disse...

I like this post because it discuss about education

Inflow PureCloud Cloud Contact Center disse...

education is very important

The Best Dover DE Campus Security disse...

In every nation, there are different ways on how the government manages the education.

The Best PureCloud Reseller disse...

I like this page because the topic is beneficial for everyone.

Truck Lawyers disse...

this article really nice because of the topic.

Mesothelioma disse...

Will continue to read your post.

Rhosette Meyer disse...

very informative post for me as I am always looking for new content that can help me and my knowledge grow better.

PCX Computer Consulting

Karen Sethman disse...

Postagem interessante e muito informativa. Obrigado por compartilhar.

Pottery Indoor Décor

Yukarrie Young disse...

Wow interesting! !!first i was read this article i was amaze,hope many readers you may help.. Goodluck!!

Horseshoe Bay Estate Shirl Thornton

Helen Rubio disse...

Obrigado por compartilhar. É um artigo informativo.

Learn more Cloud Contact Center Integrator

noname disse...

muy informativo de hecho
Learn more Rogue Jet Aluminum Boats

Vaxter White disse...

Thanks for sharing wonderful information of giving best information. Its more useful and more helpful. Great doing keep sharing

I found this Shoretel Support

Jacintha Meyer disse...

Nice article, thanks for the information. You give me some idea's. I will bookmark for next reference.

Pottery Indoor Décor