quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Em ritmo de festa

Às vezes é mais fácil encontrar um texto onde aquilo que você pensa já está sintetizado e materializado em palavras escritas. É óbvio que isso também não passa duma desculpa esfarrapada para a preguiça intelectual típica do final de ano.

Porém -- ah! que felicidade sempre podermos usar o porém para iniciar uma argumentação -- quem acompanha meu blog sabe o quanto o ano de 2009 foi produtivo, inclusive com a colaboração de vários companheiros. Durante o ano além de artigos de minha autoria e de outros enviados por colaboradores especialmente para o blog, também recolhi na internet alguns outros artigos que por ventura considerei interessantes e que vinham de encontro com a proposta desse espaço criado por mim. Agora chegou a vez de postar um pequeno texto – por tão sucinto e direto que é realmente não precisava de maiores delongas – do jornalista e escritor Georges Bourdokan.

(Só para constar, realmente já estou entrando em clima de férias, enquanto digito essas linhas ouço o Clash como há algum tempo a pressão do dia-a-dia não me deixava ouvir, por coincidência nesse instante Mick Jones está cantando I’ not down em meu media player.)

Salvar o planeta ou salvar a humanidade?

Por Georges Bourdoukan, no Blog do Bourdokan
http://blogdobourdoukan.blogspot.com

Continua em Copenhague o espetáculo da inutilidade. Governantes e seus patrões, os empresários, querem salvar o planeta.

Como se o planeta precisasse da humanidade para se salvar...

Vocês conseguem imaginar algo mais cínico?

Se os governantes sequer conseguem resolver problemas de saúde, educação, exclusão, alimentação, moradia, etc, etc, como é que vão resolver o problema planetário?

E os empresários, então? A única relação que entendem é explorar o próximo até a última gota de sangue.

Os países ricos falam em oferecer 30 bilhões de dólares de ajuda aos países pobres. Alguém acredita que esse dinheiro vai chegar ao seu destino?

A História ensina que quando os países ricos oferecem ajuda, na verdade eles tiram dinheiro de seus pobres para doá-los aos ricos dos países pobres.

Alguém duvida?

O planeta não está morrendo e nem precisa ser salvo. Quem está morrendo e precisa ser salvo é a humanidade.

Graças a esse sistema putrefato.

Nenhum comentário: