segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Indignação? O que é isso?

Charge da  primeira página da edição dessa segunda feira (28/01/2013) d' O Globo


Na seara do vale tudo para debochar do governo federal – seja ele qual for – muitos “artistas” não medem esforços e mandam as favas o bom senso junto com os escrúpulos.

Ontem o Brasil despertou chocado com a noticia fúnebre sobre a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), no entanto uma parcela ínfima de nossa população parece não ter o mesmo sentimento de solidariedade e comiseração que o povo brasileiro demonstrou para com as vitimas e seus familiares.

Essa ínfima parcela que se coloca como representante de nossa high society e que afirma nos trazer o evangelho dos tempos pós-modernos, encontra em jornalões como O Globo, Estadão e Folha de São Paulo, além das revistas Veja e Época as páginas de sua bíblia. Por mais conservadores e reacionários que sejam os leitores desses pasquins nem eles merecem ser tratados da forma abjeta como Chico Caruso tratou a dor e o sofrimento instalado na cidade de Santa Maria.

Se eu disser que me surpreendi com tamanho desrespeito estarei mentido, afinal já não se pode mais se surpreender com a capacidade acrítica que esses pasquins – ou melhor, na verdade os poderosos meios de comunicação concentrados nas mãos de meia dúzia de famílias que controlam o oligopólio midiático tupiniquim – têm de transformar tudo em mercadoria do mais baixo valor.

Resta a pergunta: será que esse oligopólio midiático sabe o que é indignação? Ou indignação só existe quando os “baderneiros” dos sem-terra invadem suas fazendas? Ou indignação só é aquela que existe quando um operário ou uma mulher chega ao topo da República?

2 comentários:

Militarismo e a Permanência da Crise Bélica Global disse...

Realmente não tem mais limítes a falta de ética da grande mídia brasileira. È increditável que em meio á uma tragédia dessas proporções se possa fazer uma charge desse tipo e ainda ser divulgada em um jornal de grande tiragem. O pior é saber que essa grande mídia se constitui hoje no maior instrumento utilizado para a formação de opinião das massas,pobre Brasil.

Jama Libya disse...

O Samba mascote da Copa do Mundo no Brasil 2014 seria ideal e mais justo e positivo que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil! Se não fosse a arte dos negros seria o Brasil Campeão do Mundo 1958 Pelé Garrincha, 1962 Garrincha e Didi, 1970 Pelé e Jairzinho, 1994 Romário, 2002 Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. CBF e seus caras pálidas José Maria Marin e Marco Polo Del Nero ao comando da CBF. Ricardo Teixeira e João Havelange, não seriam nada ou seriam a políticos corruptos ou estariam dando golpes no povo brasileiro. No diagnóstico produzido pelo Governo Federal apresentado ao Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE de 2010, 2011 e 2012 morreram no Brasil em media mais 50.000 jovens vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. 80,6% das vítimas eram afros brasileiros (negros e pardos) uma lamentável e triste comparação da chacina da 235 mortos em Santa Maria(RG) são mais 200 chacinas todo ano, só que sem a comoção nacional.Ha muita gente revoltada contras as cotas raciais em favor dos negros,mas estes não se comovem com HOLOUCAUSTO NEGRO do Brasil e mitigam ou desprezam a importância negra na contribuição histórica,social,cultural e na riqueza para este pais e segundo especialistas o melhor e mais significativo nome para o mascote da Copa do Mundo no Brasil seria Mascote Samba que significa o espírito do povo brasileiro junto com o futebol fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro,mas para elite brasileira isto seria uma blasfêmia um absurdo uma vergonha? Taryk Al Jamahiriya. Afro-indigena brasileira da Organização Negra Nacional Quilombo – ONNQ 20/11/1970 – REQBRA Revolução Quilombolivariana do Brasil quilombonnq@bol.com.br