terça-feira, 23 de março de 2010

Chomsky é homenageado na Alemanha

Não deve ser segredo para muitos que acompanham o Dissolvendo No Ar, para meus companheiros de debates políticos e filosóficos, para meus professores na pós de Filosofia da PUC, para os professores companheiros de profissão e nem para meus alunos, a admiração que nutro por Noam Chomsky – seja por sua obra ou por sua militância – e a filosofia analítica de tradição anglo-saxônica em geral.

Aliás, Chomsky é o primeiro rosto que surge no “Mural do século passado” – parte superior à esquerda –, uma das formas que encontrei para mostrar a todos personalidades da política, arte, filosofia, literatura, etc., que admiro e ultrapassaram a dimensão de seu tempo.

Portanto, em minha opinião, nada mais justo que essa merecida homenagem.

O reconhecimento de Chomsky

Por Miriam

Via Blog do Luis Nassif

Chomsky recebe hoje o Prêmio Erich Fromm 2010
International Erich Fromm Society – Press release:
(tradução livre)

No dia 23 de março, aniversário de 110 anos de Erich Fromm, o prêmio Erich Fromm será entregue a Noam Chomsky, em Stuttgart, Alemanha.

A Sociedade Internacional Erich Fromm com esse prêmio, reconhece o seu trabalho, especialmentesuas opiniões políticas isentas, centradas na vida e dignidade de todos e especialmente dos impotentes.

Como Erich Fromm, ele corajosa e deliberadamente fala a linguagem da razão, capaz de impressionar, tanto a consciência do poderoso como a dos fazedores de opinião e de dar esperança aos impotentes e aos críticos livre pensadores.

Chomsky que aconselhou Fromm nos assuntos linguísticos de “Ter ou Ser”, desempenha um papel similar como Fromm nos anos 50 e 60. Como Fromm fez, Chomsky tem a capacidade de compreender a realidade sem deformações cognitivas e estar ciente das distorções que a “patologia da normalidade” tem com respeito às nossas opiniões públicas e convicções políticas e na “formação do consenso”.

A celebração será no Novo Castelo de Stuttgart. Chomsky apresentará o Dircurso de Fromm, chamado “O perverso flagelo do terrorismo: Realidade, Construção, Remédio”. Laudações serão apresentadas pelo historiador de Harvard, Lawrence Friedman (quem está finalizando uma biografia de Erich Fromm) e Peter Zudeik, filósofo e escritor alemão. Konstantin Wecker, um bem conhecido compositor de músicas políticas (e premiado com o , Erich Fromm de 2007), espontaneamente participará com canções para a celebração. Os honorários serão doados ao “Carol Fromm Memorial Fund for Children War Victms”

O Prêmio Erich Fromm é concedido anualmente pela Sociedade Internacional Erich Fromm para pessoas comprometidas com o avanço da excelência em preservar ou reviver o pensamento humanístico e a ação na tradição de Erich Fromm. Os premiados anteriores foram: Heribert Prantl, Hans Leyendecker, Eugen Drewermann, Konstantin Wecker, Jakob von Uexküll und Gerhart R. Baum.

Nenhum comentário: