segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Argentina amanhece com presidenta reeleita e ambiente festivo

Via Prensa Latina

Ainda que todas as pesquisas de intenção de votos a apontavam como ampla favorita, quando ontem à noite foram revelados os primeiros dados oficiais que a situavam com mais de 53 por cento dos votos abriram-se as comportas da euforia nesta capital, cuja população foi em massa e espontaneamente à Praça de Maio para iniciar os festejos que se estenderam até as primeiras horas de hoje.

Os presentes na concentração, em abrumadora maioria jovens, viraram toda sua energia em fazer ondear um mar de bandeiras e cantar frases e canções alusivas ao momento histórico que estavam protagonizando.

A própria presidenta reeleita, que avantaja com mais de 36 pontos percentuais seu mais próximo adversário, o socialista Hermes Binner, agradeceu essas demonstrações de júbilo.

Considerou-as um respaldo a seu gerenciamento até agora, mas também ao que virá em seu futuro governo, e exortou a alegre massa juvenil a se organizar em todo o país "para defender a Pátria, os interesses dos mais vulneráveis e, fundamentalmente, para que ninguém possa lhes arrebatar o que conseguimos e o futuro de todos vocês".

A ovação que emanou após estas palavras foi seguida pela contagiosa música "Avanti morocha", que a presidenta cantou e dançou com o improvisado coro gigantesco na Praça de Maio, uma interpretação da banda de rock local Los Caballeros de la Quema, utilizada como tema da campanha por sua letra se adequar à figura da presidenta.

Depois da retirada de Fernández de Kirchner do improvisado palanque -a bordo de um grande caminhão batizado com o nome de Cristinamóvel- continuou o festejo com fogos de artifício e mais música até as primeiras horas desta madrugada.

Hoje, passada a euforia pelo sabor do triunfo, espera-se uma jornada de reflexão de todas as forças políticas sobre o resultado das eleições, devido à maneira arrasadora como a Frente para a Vitória da presidenta se impôs em quase todas as províncias, inclusive em Santa Fé, onde seu mais próximo rival, Binner, é governador.

Será o dia das apurações finais e de fazer as contas sobre a futura composição da Câmara de Deputados e do Senado, que com estas eleições serão renovados pela metade e um terço, respectivamente, motivo pelo qual a expectativa se centra na possibilidade de uma maioria no Congresso favorável ao próximo governo, quando a presidenta reeleita tomar posse no dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário: