terça-feira, 18 de outubro de 2011

Recém-libertado, um dos 'cinco cubanos' escreve a Fidel e diz que seguirá lutando

Via Opera Mundi

René González, um dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos em 1998 sob a acusação de espionagem, escreveu ao ex-presidente de Cuba Fidel Castro dizendo que vai dar continuidade ao combate "ao qual vocês me convocaram".

"Para mim, agora esta é uma trincheira na qual darei continuidade ao combate ao qual vocês me convocaram e vou até o final, até que seja feita justiça, seguindo suas ordens, fazendo o que tiver que fazer", escreveu González.

A carta, que foi publicada hoje na imprensa cubana, foi escrita nos Estados Unidos, já que González não poderá voltar à ilha caribenha devido a uma sentença que o obriga a passar três anos sob liberdade assistida em solo norte-americano.

González foi preso em 1998, junto a Gerardo Hernández, Ramón Labaniño, Antonio Guerrero e Fernando González. Eles foram condenados em 2001 por espionagem e envolvimento no abatimento de dois aviões de um grupo opositor radicado em Miami.

As autoridades cubanas admitiram que os "cinco heróis", como são conhecidos no país, trabalhavam como agentes, mas afirmaram que sua missão era impedir atos terroristas contra o então presidente Fidel Castro e que não ameaçavam a segurança dos Estados Unidos.

Na carta, o cubano diz que a missão "não foi nada mais que a continuação de tudo o que vocês têm feito pelo resto da humanidade".

Nenhum comentário: