domingo, 21 de outubro de 2012

Nizar El Khatib: o nosso vice-prefeito




Por João Alexandre Moura

O vice-prefeito é o substituto direto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento. Pode e deve exercer função dentro da administração municipal.Ter um amigo vice-prefeito não é para qualquer um, ainda mais de Poços de Caldas. Orgulho-me em dizer que sou amigo do vice-prefeito eleito Nizar El Khatib, orgulho este que não vem de agora pelo êxito conquistado nas urnas juntamente com o Dr. Eloísio, pós-eleição aparecem vários “amigos”. Admiro e prezo pela amizade do Nizar antes de se tornar nosso vice-prefeito, pessoa íntegra de conduta ética, moral, disciplinar, alegre, equilibrada, educada e sábia.

Conheci este muçulmano prestigiando suas inúmeras palestras sobre a questão da Palestina e sua militância a favor dos direitos humanos. Como professor de geografia e estudioso da sociedade observei atentamente a fala daquele senhor e o brilho em seus olhos quando se remetia a falar das origens árabes e do sofrimento daquele povo. Quando leciono a questão palestina em sala de aula utilizo o discurso e os conhecimentos do amigo Nizar para tentar transmitir aos meus alunos toda a emoção da fala de um cidadão muçulmano, realidade esta desconhecida por muitos do mundo ocidental.

Nizar era um dos candidatos a vice-prefeito menos conhecido da população. Entretanto sua militância política de 30 anos, disposição física, carisma, respeito ao eleitor e paixão pelo que faz, despertou na população de Poços o desejo de mudança. Um prefeito negro, um vice-prefeito muçulmano representa a vitória de muitos que a sociedade trata com inferioridade, discriminação e preconceito.

Desejo que Nizar seja o braço direito do Dr. Eloísio, um vice-atuante, pelo esporte, cultura, diversidade e meio-ambiente. Que as histórias de João Bá e a música de Fernando Guimarães te inspire nesta caminhada e te leve tranquilidade. Torço pelo seu êxito Nizar El-Khatib Arafat. Salam Aleikum.


João Alexandre Moura é Professor, militante cultural e ambiental, além de mestrando em Sustentabilidade.

Nenhum comentário: