quinta-feira, 22 de abril de 2010

Faltam explicações razoáveis

Há algum tempo não comento as pesquisas eleitorais. Nem me lembro de qual foi à última vez que comentei uma delas. A única coisa que me lembro é de Dilma Rousseff ainda estar bem longe de José Serra, diferentemente daquilo que as pesquisas desse ano têm mostrado.

Não cultivei o hábito de comentar pesquisas desse tipo porque acho inócuo para o debate político ficar se apegando a pesquisas restando tanto tempo para as eleições.

Contudo não posso deixar de notar que há uma nebulosidade que nenhum instituto se apercebeu ou quis explicar até o momento. Ou alguém consegue me explicar à razão de José Serra aparecer na média das últimas pesquisas 5% a frente de Dilma Rousseff, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos possíveis candidatos (Serra, Dilma, Marina e Ciro), enquanto que no voto espontâneo sempre Lula está em primeiro com Dilma e Serra disputando cabeça a cabeça a segunda posição, seguidos de perto pelo candidato apoiado por Lula ou o candidato do PT?

Mais, por que nenhum instituto levou a campo o nome de Plínio de Arruda Sampaio? É óbvio que Plínio não ocuparia posição de destaque, no entanto o voto em Plínio tende a ser um voto politizado e a parcela do eleitorado que se identifica com propostas mais à esquerda tendem a se posicionar como num eventual segundo turno entre Serra e Dilma?

São questões que estão no ar, sem nenhuma explicação razoável até o momento.

Nenhum comentário: