terça-feira, 13 de abril de 2010

Fórum sobre a redução da jornada de trabalho



A redução da jornada de trabalho é um tema atual que vem sendo amplamente discutido pela classe trabalhadora e pela sociedade brasileira de modo geral, tendo, inclusive, uma proposta nesse sentido sido aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados em junho do ano passado. Essa proposta por enquanto aguarda a votação no plenário da Câmara.

A reivindicação tem como objetivo gerar mais empregos com carteira assinada, além de, obviamente, melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores (inclusive está embasada em vários estudos técnicos). No tangente aos empregos com carteira assinada, cálculos do Dieese apontam que a medida pode gerar 2,2 milhões de novos postos de trabalho.

Agora esse debate chega a Poços de Caldas. Sitial, Metabase, CUT, CTB e PT através do mandato participativo do vereador Flávio Faria, promovem no próximo sábado a partir das 9:00 na Câmara Municipal um fórum de debate sobre o tema, com a presença do deputado estadual André Quintão e do presidente da CUT/MG Marco Antônio de Jesus, entre outros palestrantes.

Um comentário:

Blog do Morani disse...

A exemplo de outros países, seria uma boa os trabalhadores terem apenas 5 dias da semana para venderem seus esforços aos empresários, mas sem que os salários sejam reduzidos. Isso, sem dúvida, há de gerar mais vagas atendendo aos milhares de desempregados em nosso país. A PEC a ser debatida já é antiga e leva o número 231/95. Esse Fórum, previsto para o dia 17 do presente mês, ai em Poços de Caldas, poderá contribuir muito no ânimo dos senhores deputados federais, que precisam de uma sacudidela, urgentemente.