terça-feira, 13 de abril de 2010

O jeito é comprar uma charrete



Uma noite triste para a imprensa de Poços de Caldas essa a de 12 de abril. Após todo o exercício a fim de omitir o caos em que se tornou o transporte público em Poços de Caldas, a imprensa local foi obrigada a engolir uma matéria sobre o tema levada ao ar por uma emissora nacional.

Como já havia noticiado em primeira mão nesse blog, o CQC veio a Poços, conferiu in loco o caos do nosso sistema de transporte público e levou ao ar uma divertida matéria. Seria cômico, não fosse trágica a situação dos usuários do transporte coletivo em Poços.

Verdade seja dita, embora a imprensa de modo geral tenha se mostrado omissa – quando não partidária da empresa de transporte (Circullare) que controla a concessão pública em Poços de Caldas de forma monopolista – ainda assim há distinção entre alguns veículos. A TV Plan, a Rádio Difusora e o Jornal de Poços tiveram comportamento mais democrático que aquele apresentado pela TV Poços – órgão de imprensa cujo dois dos sócios são Flávio Cançado, dono da Circullare e Sebastião Navarro Vieira Filho, chefe político do grupo que há décadas manda e desmanda na política poços-caldense.

Contudo, por motivos óbvios, já era de se esperar tal comportamento da TV Poços, ridículo mesmo tem sido até agora o tratamento dispensado sobre o assunto pelo Jornal da Mantiqueira. De suas páginas saltaram os textos com maior defesa da Circullare e do SIGA(O) – Sistema Integrado Amigo (da Onça), além de repetidamente ter desrespeito usuários inconformados em pagar mais caro por um serviço de pior qualidade.

Desrespeito também mostrou o prefeito Paulinho Courominas ao declarar que as manifestações contra o SIGA(O) partia de “crianças que pareciam estar em excursão”. Aliás, Paulinho Courominas demonstrou desrespeitar o próprio passado, afinal de contas quantas vezes ele já utilizou de artimanha semelhante (manifestações populares) para se cacifar politicamente?

Ah, claro!!! Isso aconteceu antes de ele mudar de lado!!! Peço perdão ao ilustre prefeito, hoje o grupo político ao qual ele deve a cadeira de prefeito sente ojeriza de manifestações populares e Paulinho como bom discípulo aprendeu tudo direitinho.

Pra terminar, já tinha gente cantando de galo achando que o tema não ganharia espaço na mídia nacional. Ledo engano. Contavam que o tema esfriaria, a população se acostumaria e a imprensa esqueceria. Tudo certo, mas faltou combinar com os russos.

5 comentários:

Mirian disse...

Caro amigo Hudson!
Tenho muito orgulho de ter um amigo como vc, sempre estimulando o protagonismo social, e lutando pelos direitos do cidadão!! Continue assim, com suas garras afiadas e com esse seu empenho pela justiça!
Bj

Camomila disse...

Pois é, muita cara de pau da elite: o transporte público tem seu preço elevado, piora em qualidade e a imprensa local finge que nada acontece.
Parabéns por tornar pública tal injustiça.

Marcela e Thieres disse...

Parabéns Hudson pelo empenho e dedicação à todos nós poços caldense.... E é verdade, várias pessoas que estão do lado da Circullare, Prefeitura espalharam o boato que não iria passar nada na tv, mero engano...E como disseram no CQC, "ninguém desse povo envolvido no Sistema Amigo da Onça utiliza o tranporte público! E eu que havia optado por ir dar aula de ônibus, devido a demora e ao caos, coloquei meu carro para rodar...e acredito que muitos tbm fizeram isso! E assim, contribuiremos para o congestionamento da cidade! Tudo graças ao mau planejamento!!!!
Abraços e parabéns pelo trabalho...

Blog do Morani disse...

Muitas concessionárias de transporte público andam em mãos de pessoas mal intencionadas, sem preparo algum que lhes dê o direito a comandar um meio de transporte que deveria obedecer os horários estipulados e de preços accessíveis à população. Em cidades pequenas - digo com população entre 150.000 a 200.000 mil habitantes - a tarifa cobrada está sempre além das possibilidades dos que ganham apenas um salário mínimo e, se fizermos o cálculo dessa despesa inadiável (aqui em Friburgo a tarifa é da ordem de R$ 2,50), em nossa cidade o trabalhador gastará por mês R$ 130,00, ou 23,21% de seus ganhos o que, convenhamos, é elevadíssimo. Contudo, a FAOL - Friburgo Auto Ônibus Ltda. - é uma empresa que respeita os usuários. Os ônibus estão em excelentes condições. Uma nova frota foi comprada, já com as devidas introduções de plataformas na estrutura de carroceria aos cadeirantes. A porta central é apenas para os usuários nessas condições. O preço é um só: tanto faz o usuário viajar seis quilômetros como duzentos metros. Não foi sempre assim. Além disso, há o sistema de integração. Descendo na Rodoviária Urbana o passageiro tomará outro ônibus, para outro destino, sem nada pagaR, obviamente. A única vantagem é que você poderá se sentar, comodamente, sem atropelos. Os horário funcionam a contento. Tenho ônibus à porta de casa a cada 4o minutos, sem susto. Não pago mais passagem, mas prefiro ir a pé até o meu destino.
Não consegui assistir o progama CQC de ontem por estar em casa de uma cunhada para comemoração de mais um aniversário de sua filha Cristina. Vejo que o amigo foi um dos que acompanharam os trabalhos dos rapazes do programa. É isso aí: as deficiências devem ser postas em evidência, e não camufladas como se todo o sistema de transporte fosse às mil maravilhas. Como diz você: faltou aos dirigentes combinar com os russos!

Professor Marcelo Fonseca disse...

"Esse programa tem um oferecimento da Circullare Poços..."rsrsrsrsr
muito boa Hudson!