terça-feira, 1 de novembro de 2011

Gol de placa do crime organizado e do agronegócio: Marcelo Freixo deixará o Brasil

”O noticiário sobre a rotina incessante de crimes relacionados aos conflitos no campo não revela as causas de toda essa violência. Traz à tona o seu pior efeito - o assassinato em série de trabalhadores rurais - assim como expõe a incapacidade do governo de proteger a vida das pessoas ameaçadas. Mas não aponta o principal responsável, embora a sua identidade seja notória: o agronegócio.”

Marcelo Freixo



O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) rendeu-se ao exílio forçado por período ainda não determinado após receber inúmeras ameaças de morte e temer a letargia do Estado no tocante à segurança sua e de seus familiares.

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que investigou a atuação de grupos criminosos integrados por políticos, policiais e ex-policiais em comunidades do estado Freixo resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo.

Segundo declaração do deputado: “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas".

E ainda conclui: "Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga. Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam".

O gol de placa do crime organizado ao conseguir exilar do país um tenaz combatente das milícias e grande defensor da Democracia, expõe a fragilidade de algumas instituições frente o poder paralelo do narcotráfico e congêneres.

Freixo também tem se destacado ao relacionar a expansão do agronegócio com a violência no campo, além da expulsão de camponeses, pequenos agricultores, trabalhadores rurais e agroextrativistas, bem como do trabalho escravo.

Ruim para o Brasil, bom para as elites. Alguma novidade!?!?

Um comentário:

Charles K. disse...

É lamentável, uma juíza morta por processar os miliciantes, um deputado tendo que deixar o Brasil por causa de ameaças... isso por quê ? porque estavam fazendo a coisa certa, estavam lutando contra um sistema de corrupção... é curioso ver, nunca vimos que um Maluf da vida tinha que se mudar do Brasil por ameaças de morte, aliás ele é alvo da interpol e no Brasil ele é rei... mas quem luta contra a corrupção, contra o governo, contra os interesses da elite corre esse risco... Jornalistas, deputados, juízes, policiais, e outros profissionais que tentam mudar algo são censurados ... admiro muito quem tem coragem para lutar contra essa elite corrupta...