segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Carta resposta à empresa Circullare


*Por Tiago Barbosa Mafra

Em comunicado propagado nos meios de comunicação da cidade, a empresa concessionária do transporte coletivo de Poços de Caldas, afirma que “luta pela mesma causa” que os manifestantes da cidade: “uma tarifa mais justa”.

Tomo a liberdade de escrever uma resposta, pontuando que definitivamente, não estamos na mesma luta. Estamos em lados opostos e justifico porque.

A empresa coloca como meta a curto, médio e longo prazo, o barateamento da tarifa. Porém, o trabalhador que vive com pouco mais de um salário mínimo, não quer esperar e não pode esperar. A população quer redução agora.

Segundo trecho da nota publicada, “temos que atacar as causas que oneram a tarifa”. E nesse ponto a empresa requisita faixas especiais e isenção de impostos. Mas como implantar essas faixas especiais em uma cidade do porte de Poços de Caldas? E como isentar ou reduzir de impostos de uma empresa que cobra uma das tarifas mais caras do interior do país?

Interessante como não se toca no fato da fiscalização da prefeitura sobre o serviço prestado ser praticamente inexistente. Proponho, já que estamos na mesma luta, que seja feita uma fiscalização efetiva por parte do poder público, para acompanhamento e conferência dos dados enviados pela empresa ao executivo. Depois é possível falar em concessão de benefícios.

Por fim, cabe lembrar que assim como aparece na nota emitida que a luta da empresa se baseia na legalidade, friso que a luta vivificada nas manifestações das últimas semanas não é vandalismo, nem incitação à violência e muito menos baderna, é também pautada na legalidade e no direito à expressão e à organização.

Não estamos do mesmo lado, porque como finalidade os manifestantes tem a busca de uma tarifa digna, cabível aos padrões salariais de hoje. A finalidade da empresa é a busca de lucro, sobrepondo o interesse privado ao público, fazendo uso de uma prefeitura contratante que é inoperante.


*Tiago Barbosa Mafra é professor de Geografia e História na rede pública municipal e coordenador do curso pré-vestibular comunitário Educafro

Um comentário:

Lucas Rafael Chianello disse...

Bravo, Robert! Bravíssimo!