quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Quinta –feira, 22 de janeiro de 2009, uma data que entra para a História.

Obama avanzó con el cierre de Guantánamo

Ernesto Semán para o diário argentino Página 12.

“Barack Obama ordenó ayer suspender los juicios contra 21 detenidos en Guantánamo, poniendo en marcha así el cierre de uno de los pocos campos de concentración públicamente reconocidos por un gobierno democrático. En lo que fue su primera medida como presidente de los Estados Unidos, Obama dio el paso más drástico en dirección opuesta a la de la administración de George W. Bush. A nivel mundial, el cierre de Guantánamo pone a Estados Unidos en un status jurídico de igualdad con el resto de las naciones. Pero a nivel interno, abre un proceso de consecuencias difíciles de prever, en la medida en que pone funcionarios del gobierno anterior a un paso de ser acusados por violaciones a los derechos humanos, algo que no es la norma en las transiciones políticas norteamericanas.”

Continue lendo em:

http://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-118703-2009-01-22.html

3 comentários:

Renan disse...

Outro avanço, deu no jornal: Obama assinou decreto que facilita o funcionamento de entidades que ajudam mulheres que necessitem realizar o aborto. Enquanto isso, aqui, continuamos no zero.

No meu blogue: Certeza de 2010. A ida de Geraldo Alckmin para a Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo tira forças de Aécio no PSDB, o que o pode levar para o PSB, sendo o vice de Dilma Roussef, e concorrendo à Presidência em 2014. Outra certeza: José Arruda (PFL), Governador do DF, é o vice de José Serra (PSDB-SP).

Blog do Morani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Morani disse...

27/01/09

Um grande avanço na nova política (?)do governo norte-americano de Baraka Obama para o velho e terrível caso da prisão em Guantánamo! Essa medida também fez parte das promessas de Barak Obama em sua camapanha à presidência.
Finalmente, veremos a Justiça ser feita por Tribunais isentos de suspeição, sob a batuta desse novo presidente dos EUA. Como eu disse em outro comentário, Barak Obama pode não ser considerado o novo Messias de uma Nova Ordem economica do mundo moderno, mas tem credibilidade ao mandar fechar, contra a vontade de muitos, essa prisão que lembra, de certa forma, a amaldiçoada e odiosa Bastilha. Um grande ponto para Barak Obama. Agora é esperar para ver as demais medidas. Uma carreira meteórica como essa só a de um político brasileiro: o da vassoura - Jânio Quadros.

27 de Janeiro de 2009 15:29
Excluir