quinta-feira, 26 de março de 2009

Beatlemaníaco especializado

Se durante a efervescência do fenômeno Beatles, na década de 60 do século passado, algum aficionado pelo quarteto, como eu, por exemplo, dissesse que a musica deles seria levada tão a sério no futuro a ponto de tornar-se curso de mestrado, pode ter certeza que esse aficionado escutaria algo do tipo: “onde você arranjou desse cogumelo tem mais?”.

Pois é, e não é que agora acabo de saber que a Liverpool Hope University abriu um curso a fim justamente de especializar os beatlemaníacos ou qualquer interessado em obter conhecimentos sobre a música pop e ser reconhecido academicamente.

Quem sabe após essa iniciativa vejamos também mestrados sobre Led Zeppelin, Stones, Neil Young, Bob Dylan, Cream, Pink Floyd, Clash, Who...

Se não acreditam, ou acham que tenho uma plantação de cogumelos em casa, leiam o texto que pesquei no Som & Cia [http://somecia.net].

A Liverpool Hope University acaba de abrir inscrições para um curso de mestrado em Beatles, música popular e sociedade. Idealizado pelo professor Michael Brocken, o curso que começará em setembro vai discutir a música dos Fab Four e como Liverpool ajudou a formá-la. Segundo o professor, há mais de 8 mil livros sobre os Beatles, mas nunca houve uma pesquisa acadêmica séria sobre o grupo que mudou a música pop no começo dos anos 1960. Ele acrescenta ainda que os Beatles influenciaram a sociedade de sua época, não só com suas canções, mas também por seu modo de vestir (desde as jaquetas sem colarinho até as roupas psicodélicas) e seu comportamento.

Que tal se tornar mestre em Beatles com diploma e tudo?

É a mais nova cadeira no curso de pós-graduação na Universidade Liverpool Hope, na Inglaterra.

A partir de setembro de 2009, os fãs da banda e da música pop, poderão dividir o conhecimento sobre o maior quarteto da música de todos os tempos, dando a desculpa de que estão apenas estudando. O curso, com duração de um ano, trará para as salas de aula, pessoas que conviveram com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

O prospecto do curso, afirma ser uma oportunidade única de estudar com mestres em música popular e especialistas em Beatles, além de estar ainda, na cidade onde a banda surgiu.

Esse curso de mestrado examinará o significado da música dos Beatles na construção das identidades, público, grupos étnicos, localidades e indústria musical. Irá mostrar os caminhos para entender a música popular, como uma prática social, focando a atenção em coisas como toda a presença da música na construção das identidades regionais, conceitos de autenticidade, estética, significados, valores, performances. Mais adiante, o curso trabalhará a semiótica da música popular.

O curso é destinado àqueles que estudam os campos da música, estudos culturais, antropologia, política, musicologia, entre outros. É um curso essencial para adicionar aos estudos da disciplina de música popular.

Ficou interessado?

Confira mais no site da própria Universidade. Garanta a sua vaga!!!


[http://www.hope.ac.uk/postgraduate-2009/the-beatles-popular-music-and-society-ma.html]

Nenhum comentário: