sábado, 2 de maio de 2009

Pralamas e Legião Juntos

Essa semana a Globo Marcas, através da EMI, colocou no mercado a edição de um especial televisivo unindo duas das maiores bandas do movimento que se convencionou chamar genericamente por “Rock Brasil”. O especial em questão, realizado em setembro de 1988 no Teatro Fênix, colocou lado a lado no mesmo palco Legião Urbana (Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Negrete e Marcelo Bonfá) e Pralamas do Sucesso (Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone), ambas oriundas de Brasília.

O DVD ainda traz como bônus, participações das duas bandas no programa "Globo de Ouro", também gravadas nos anos 80. Tirando alguns cortes desnecessários como as duas bandas juntas tocando “The Song Remais The Same“, do Led Zeppelin (só essa já valeria o preço), “Purple Haze”, de Jimi Hendrix e “Get Back“, dos Beatles e a edição pífia, segundo Marcelo Costa do Scream & Yell [http://www.screamyell.com.br/], o que sobra é nostalgia pura pra quem viveu àquela época e o sentimento gostoso de curtir músicas como Será, Nada por Mim, Alagados, Tempo Perdido, Eu Sei... além, claro, de ver as duas bandas juntas.

Particularmente, acho Legião a maior banda de Rock, ou MPB, que tivemos e Renato Russo um de nossos maiores letristas e vocalistas. Assim como também penso não ter muito sentido a crítica destrutiva que alguns especialistas no assunto e/ou fãs fazem relacionando os liderados por Russo a uma cópia dos Smiths. Admiro, e muito, os Smiths, agora teimar em afirmar que a Legião não passava de plágio dos ingleses é forçar a barra. O que houve, creio, porém não sou crítico musical, foi uma influência, algo natural em qualquer atividade humana. É inegável, por exemplo, que os próprios Smiths sofreram muita influência do Joy Division, do Velvet Underground, do Television e outras bandas, para posteriormente influenciaram o Radiohead.

A discografia da Legião mostra um amadurecimento muito rápido dum álbum para outro. Se o primeiro era uma sucessão de hits fáceis, sempre na base voz-guitarra-baixo-bateria, no “Dois” as letras se tornam mais fortes, mais engajadas, mais políticas, além de adicionar novos instrumentos. No “Quatro Estações” a Legião chega ao ápice com letras ainda mais profundas. O “V” retrata uma fase difícil para os integrantes e em especial para Renato Russo, o resultado é uma obra densa e pesada. O “Descobrimento do Brasil” é o mais otimista dos discos da banda com uma suavidade contrastante com o anterior. Enquanto “A Tempestade” trata-se duma despedida explicita.

Já os Paralamas foram mais “conjunto”, quase um “power trio”. Bi Ribeiro e João Barone sempre dominaram, respectivamente, baixo e bateria como poucos na Terra Brasilis. Gosto muito de Selvagens, O Passo do Lui e do álbum homônimo de estréia deles. A mistura reggae, ska, e alguns ritmos regionais brasileiros lhe deram uma identidade, até aquele momento, bem própria (o mesmo que escrevi acima sobre Legião/Smiths vale para a relação Paralamas/ The Police).

Parece incoerente eu dizer que os Parlamas eram mais banda ao passo que já afirmei ser a Legião a maior banda brasileira? Não, não é. A força da Legião sempre esteve na intensidade das letras e interpretações de Russo, na facilidade como expressava sentimentos, angústias, desejos de toda a geração, sintetizando isso em mensagens simples, nem sempre simplórias, à juventude de seu tempo e o inegável culto que se formou em torno dele. Muitas de suas músicas não foram apenas hits, mas hinos para aquela geração (eu tenho 34 anos e sei bem disso). No mais, Dado e Bonfá eram bons coadjuvantes. E foi a soma de tudo isso que a tornou “maior” que as bandas de seu tempo, de antes e depois.

Conteúdo do DVD:


1. Abertura - Os Paralamas Do Sucesso/Legião Urbana
2. Será - Legião Urbana
3. Meu Erro - Os Paralamas Do Sucesso
4. Tédio (Com T Bem Grande Pra Você) - Legião Urbana
5. Depois Que O Ilê Passar - Os Paralamas Do Sucesso
6. Tempo Perdido - Legião Urbana
7. Alagados - Os Paralamas Do Sucesso
8. O Beco - Os Paralamas Do Sucesso
9. Que Pais É Este - Legião Urbana
10. Nada Por Mim - Os Paralamas Do Sucesso/Legião Urbana
11. Dois Elefantes - Os Paralamas Do Sucesso
12. Eu Sei - Legião Urbana
13. Ainda É Cedo / Jumpin' Jack Fash - Legião Urbana/Os Paralamas Do Sucesso

Extras


1. Melô Do Marinheiro (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
2. Tempo Perdido (Globo De Ouro) - Legião Urbana
3. Alagados (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
4. Soldados (Globo De Ouro) - Legião Urbana
5. SKA (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
6. Será (Globo De Ouro) - Legião Urbana
7. Óculos (Globo De Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
8. Que País É Este (Videoclipe - Fantástico) - Legião Urbana

Conteúdo do CD:

1. Será - Legião Urbana
2. Meu Erro - Os Paralamas Do Sucesso
3. Tédio (Com T Bem Grande Pra Você) - Legião Urbana
4. Depois Que O Ilê Passar - Os Paralamas Do Sucesso
5. Tempo Perdido - Legião Urbana
6. Alagados - Os Paralamas Do Sucesso
7. O Beco - Os Paralamas Do Sucesso
8. Que Pais É Este - Legião Urbana
9. Nada Por Mim - Os Paralamas Do Sucesso/Legião Urbana
10. Dois Elefantes - Os Paralamas Do Sucesso
11. Eu Sei - Legião Urbana
12. Ainda É Cedo / Jumpin' Jack Fash - Legião Urbana/Os Paralamas Do Sucesso

Nenhum comentário: