sábado, 12 de junho de 2010

Futebol é apenas passatempo

Li certa vez, não me lembro aonde, que “o capitalismo na incapacidade de criar heróis, se apropria dos esportistas como sendo seus heróis”.
Por uma questão de formação, primeiro humanista, depois de cunho socialista-marxista, sempre fui avesso a patriotismo ou nacionalismo. Todavia esses conceitos, confundidos com sentimento, são ainda mais deletérios para a formação do cidadão quando empurrados para dentro do esporte.

Não tenho nada contra os esportes, inclusive gosto muito de futebol e já admirei e admiro muitos futebolistas (Zidane, Zico, Romário,Júnior, Edmundo, Gerard, Messi...) e outros esportistas noutras modalidades (Michael Jordan, Sergey Bubka, Sena, Hortência...) e alguns que sequer cheguei a ver atuar (Mohamed Ali, Jesse Owens, Mark Splitz, Adhemar Ferreira da Silva...). Mas a questão é a seguinte, misturar esporte com patriotismo (no caso é mais patriotada) e nacionalismo me cheira a coisa de Mussolini, Hitler, Médici, Videla e companhia.

Mas Dunga suscitou esse o tema; quem não torce pela seleção não é patriota!!!

Ora, por qual razão deveria eu torcer para a seleção do Brasil nesta Copa do Mundo? Quantos jogadores presentes na seleção de Dunga jogam em clubes brasileiros? Qual a real identificação que eles possuem com o trabalhador brasileiro? Aliás, quantos anos, ou vidas, um trabalhador mortal tem que verter seu suor para ganhar o que ganha um Kaká ou Robinho por semana, por dia, ou até mesmo por hora?

Assistirei aos jogos da Copa do Mundo como puro passatempo, sem obrigação alguma de torcer para o sucesso da seleção patrocinada por um leque de transnacionais – Nike, Nestlé, Ambev e o diabo a quatro. O que eu quero é presenciar bons jogos e ver boas seleções como Espanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e, quiçá, o próprio Brasil e os anfitriões sul-africanos protagonizarem duelos que entrem para a história do esporte bretão, mas sem essa baboseira da pátria de chuteiras.

Quem quiser ler as bobagens ditas por Dunga clique aqui e confira no Brasil de Fato.

PS. Pequena lista de grandes jogos em Copas do Mundo:

Alemanha Ocidental 3 X 2 Hungria – final, 1954
Portugal 5 X 3 Coréia do Norte – quartas de final, 1966
Inglaterra 4 X 2 Alemanha Ocidental – final, 1966
Itália 4 X 3 Alemanha Ocidental – semifinal, 1970
Itália 3 X 2 Brasil – quartas de final, 1982
Alemanha Ocidental 3 X 3 França (5 X 4 nos pênaltis) – semifinal, 1982
França 1 X 1Brasil (4 X 3 nos pênaltis) – quartas de final, 1986
Argentina 3 X 2 Alemanha Ocidental – final, 1986
Argentina 1 X 1 Itália (4 X 3 nos pênaltis)– semifinal, 1990
Romênia 3 X 2 Argentina – oitavas de final, 1994
Brasil 3 X 2 Holanda – quartas de final, 1994
Suécia 2 X 2 Romênia (5 X 4 nos pênaltis) – quartas de final, 1994
França 1 X o Paraguai – oitavas de final, 1998
Brasil 1 X 1 Holanda (4 X 2 nos pênaltis) – semifinal, 1998
Brasil 2 X 1 Inglaterra – quartas de final, 2002
Itália 2 X 0 Alemanha – semifinal, 2006
Itália 1 X 1 França – final, 2006

Nenhum comentário: