sábado, 26 de junho de 2010

Neil Young – Cinnamon Girl

Já escrevi tantas vezes aqui sobre Neil Young, no entanto parece que quanto mais escrevo sobre ele e, principalmente, o ouço, mais admiro sua vasta obra. O compositor canadense certamente figura entre as personalidades mais importantes da musica popular do século passado e nunca escondeu seu ativismo político – um ativismo que os estadunidenses chamam de ‘liberal’ e que para nós latino-americanos se pareceria com algo do tipo ‘esquerda progressista’. Neil Young, Bob Dylan, Joan Baez e Joni Mitchell (também canadense) estão para a América do Norte o que Chico Buarque, Caetano Veloso e Mercedes Sosa, guardadas as devidas proporções, estão para nós da America Latina.

Cinnamon Girl, embora não seja exatamente uma letra política como Southern Man, Ohio, Cortez The Killer ou as músicas de Living With War (um ataque direto a Bush, aos WASP e ao fundamentalismo cristão de ultradireita) e nem filosófica como Here We Are In The Years, forma a junção entre bela melodia e letra.

Cinnamon Girl é a faixa de abertura do excelente Everybody Knows This Is Nowhere de 1969, o segundo disco solo de Neil Young -- antes Young tivera discos gravados com o Bufallo Springfield -- e o primeiro com o Crazy Horse, parceria que dura até hoje.


Nenhum comentário: