quinta-feira, 5 de agosto de 2010

José Serra em Poços de Caldas

O presidenciável tucano José Serra esteve em Poços de Caldas ontem, quarta-feira, 4 de agosto. Acompanhado por Aécio Neves e pelo “Boneco de Ventríloquo” – o governador tampão Antonio Anastasia – visitou a APAE e depois se reuniu com algumas lideranças políticas da região no Palace Hotel. Mais tarde Serra, já sem os candidatos ao Senado e ao governo de Minas, mas ainda acompanhado por deputados e pelo prefeito de Poços, esteve numa tradicional padaria da cidade despertando interesse de meia dúzia de transeuntes. (Isso numa cidade onde Lula nunca venceu em nenhum dos oito turnos de eleições presidenciais que disputou e ainda perdeu por uma diferença considerável para o Picolé de Chuchu e Príncipe do Atraso em 2006).

Além das promessas de campanha e do costumeiro trololó, Serra teria declarado que Poços de Caldas já fez parte do território paulista. Tal declaração me foi relatada por um partidário do ex-governador de São Paulo que, segundo este mesmo partidário, deixou Aécinho e seu boneco de ventríloquo desconcertados, além de imediatamente virar chacota entre os presentes.

Peço ajuda aos amigos e historiadores e demais interessados na História de Poços para ter certeza que tal declaração não passou de um espasmo – ou delírio megalomaníaco da típica empáfia paulista – de José Serra. Pelo o que conheço da história do município, o mais parecido que houve foi uma disputa política entre as províncias de São Paulo e Minas Gerais sobre os limites de cada qual com Poços fazendo parte da questão.

Penso que a citada declaração é mais uma do capitulo "Serra fala o lhe vem à cabeça". E, portanto, seja sintomática duma campanha sem discurso, sem projeto, sem rumo, sem saber a que veio.

Aliás, Serra deveria também saber com quem anda. O prefeito de Poços de Caldas, Paulinho Courominas (PPS), está com a popularidade pra debaixo do chão e apareceu em várias fotos ao lado do presidenciável tucano. Assim vai ficar difícil garantir a vitoria até onde os tucanos sempre levaram a melhor.

Um comentário:

Blog do Morani disse...

Meu amigo:

Essa sua crônica mordaz sobre o Serra está excelente! O tal Paulinho Courominas deve ser mesmo um sujeito "carismático": todos o "admiram", o "aplaudem", o desejam para um outro mandato... Mas, infelizmente, não creio mais em políticos. São todos iguais. E esses "tucanos" têm os bicos maiores que as suas "intenções". Dos três piores candidatos - Serra, Dilma e Marina, ficarei com o menos pior: o do PSoL. Assim não verei o meu precioso voto ir para o esgoto. Abraços.