The Who fez parte da primeira Britsh Invasion ao lado de Beatles, Stones, Kinks, Animals e tantas outras deliciosas bandas da Terra da Rainha nos anos 1960. Foi a partir dessa invasão que o Rock deixou de ser apenas s(j)ingles de refrão fácil e letra grudenta para se tornar expressão daquela e de várias gerações seguintes.
No entanto após a primeira Britsh Invasion apenas Beatles, Stones e Who resistiriam ao contra-ataque estadunidense e ao surgimento de outras excelentes bandas britânicas. Who sempre foi considerada pioneira dum estilo de Rock mais pesado e com doses cavalares de Blues, estilo comumente chamado na época de Acid Rock e, portanto, de certo modo, aplainaram o caminho para o Hard Rock dos anos 1970. Who também é considerada por muitos como uma espécie de banda proto-punk . Enquanto o movimento punk no final da década de 1970 pedia a cabeça daquilo que entendiam ser dinossauros do rock – Led Zeppelin e Pink Floyd os dinossauros mais vistosos – Joe Strummer (The Clash) e Pete Townshend mantinham uma admiração recíproca.
Liderados pelo genial guitarrista Pete Tonshend, prolífico em idéias e conceitos, o The Who contava ainda com a agressividade do "front man" Roger Daltrey, claramente um influenciador de Robert Plant, e com uma cozinha só comparável ao do Led Zeppelin, Keith Moon na batera e John Entwistle no baixo.
Além do pioneirismo e evolução musical que trouxeram à música pop, também foram responsáveis por algumas das melhores apresentações ao vivo (Live at Leeds e Live At The Isle of Wight, além da apresentação em Woodstock estão aí devidamente registrados pra confirmar isso) e por uma série de casos, verídicos ou nem tanto, que se tornaram um capitulo a parte na historia do Rock.
Dentre os verídicos o fato de sempre quebrarem os instrumentos após os shows, o alcoolismo e consumo exagerado de drogas. Ou o fato de Townshend ter perdido parcialmente a audição por conta do alto volume do som da própria banda e as mortes de Moon em consequência de overdose do medicamento que usava no seu tratamento contra o alcoolismo e de Entwistle devido uma overdose de cocaína.
Entre os “causos” está a forma como conheceram Keith Moon. A banda, que no inicio da careira usava o nome de Detours, não andava lá muito contente com o seu baterista até que durante apresentação num pub apareceu um louco todo vestido de vermelho e implorou para o deixarem tocar o instrumento. Pete Townshend em tom de galhofa acabou cedendo.
Resultado, o louco todo de vermelho arrebentou (literalmente) com a bateria e se tornou uma lenda do Rock.
Leia também:
10 + – 6ª Posição: Who’s Next
Deaf, Dumb And Blind Kid
Quinze minutos de fama no lugar de Keith Moon
Nenhum comentário:
Postar um comentário