domingo, 4 de outubro de 2009

10 + – 6ª Posição: Who’s Next

Who’s Next (The Who)

Por Gustavo Camargo | Em 24/05/08


http://whiplash.net/materias/cds_users/073078-who.html

O Who é uma das bandas mais importantes do rock mesmo não sendo tão grande e mística como outras (Beatles? Led Zeppelin?)

É uma banda menos conhecida, porém tão respeitada quanto essas citadas, esse álbum prova perfeitamente isso.

Em 1969 Pete Townshend (guitarra) Roger Daltrey (vocal) John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria) já haviam lançado Tommy, um dos melhores e mais inovadores álbuns da história do rock (praticamente inventou e popularizou a ópera rock)

Já em 1971 lançam o Who's Next um álbum-resquícios de um complexo projeto conceitual que o guitarrista Pete Townshend tinha em mente mas que não estava dando certo, quem quiser saber mais sobre isso procure algum texto mais específico sobre a banda, aqui vou me focar na parte musical do álbum.

Baba O'riley - É a faixa que abre o álbum e um dos maiores clássicos da banda, a introdução com os sintetizadores já mostra uma diferença no som da banda em relação aos discos anteriores, a introdução vai crescendo com a entrada do baixo, e dos vocais fortes e vigorosos do Daltrey, depois da entrada da guitarra a musica entra em uma curta parte mais calma pra depois voltar com força total, o pequeno solo do Townshend lá pelos 3 minutos é tão simples e belo que chega a impressionar, no final da musica ainda voltam os sintetizadores e teclados pra fazer um solo muito legal e totalmente experimental que dura até o fim da musica. A letra da musica falando sobre adolescência e amadurecimento dá a qualidade de hino à musica.

Bargain - Mais sintetizadores, eles dão o tom desse álbum do Who, agora juntos com umas guitarras acústicas, que depois mudam pra uma levada bem rock 'n' roll, o refrão é pura empolgação, depois do "the best i've ever had" quando a banda volta com tudo, no meio tem um outro solinho de sintetizador com a musica diminuindo de ritmo, porém ao fim do solo outra virada pra trazer o ritmo forte novamente, o trabalho do Keith lá pelo ultimo refrão e final da musica é soberbo, pra fechar mais sintetizadores e guitarras por cima da bateria agressiva do Keith...que diminui pra simplesmente o violão e os sintetizadores do inicio, outra musica soberba.

Love Ain't For Keeping - Uma balada muito legal e tocante, levada pelo violão, lembra muito a sonoridade do Tommy, a voz do Roger aqui da um charme extra a musica, assim como o violão que é muito bem tocado e tem uma levada bem legal.

My Wife - A letra mais divertida do álbum, ouçam vocês mesmos e vejam coisas como "give me a bodyguard/ A black belt judo expert with a machine gun", é uma musica bem pop e divertida, refrão legal, piano legal acompanhando a musica, ainda tem uns instrumentos de sopro lá pelo meio da musica que dão um toque a mais.

The Song Is Over - Magnífica, música perfeita, a introdução é belíssima, piano, sintetizadores e o Roger dando show, letra simplista porém tocante, de repente no refrão a musica acelera e ganho peso, refrão perfeito pra se cantar junto e que gruda na cabeça, outro solinho simples e legal do Pete lá pelos 2 minutos, mais pianos, baterias geniais, partes calmas em que o Roger fica em primeiro plano, mais refrões hehe é o tipo de musica que você reza pra não acabar mesmo com seus 6 minutos, la pelos 4 minutos a musica vai ficando mais rápida e ganha uns solos de piano sintetizadores matadores, e terminar com o Roger cantando umas linhas diferentes.

Getting in Tune - Essa música é quase a "filha" da musica que a antecede, também tem começo calmo e com piano pra depois ficar mais pesada no refrão (também simples e grudento) a letra é excelente cheia de metáforas, no final a musica acelera inesperadamente pra fechar a toda velocidade com show de bateria, solos de guitarra piano agressivo e todo o poder de fogo que o Who tem, final perfeito pra uma ótima musica.

Going Mobile - Outra ótima musica, muito mais alegre e direta do que as 2 anteriores, outra sobre um tema tão simples que deixa a musica divertida, vai com uma levada no violão e na bateria como sempre matadora do Keith, tem um solo de guitarra Wah-Wah aos 2 minutos que é simplesmente perfeito e se encaixa perfeitamente á musica e é mais longo do que todos os anteriores.

Behind Blue Eyes - O que falar dessa música? muitos já devem conhecer, letra maravilhosa, Roger perfeito (melhor performance dele no álbum na minha opinião) não tem como não se arrepiar ao ouvir ele cantando "but my dreams they aren't as empty/ as my conscience seems to be". A musica vai seguindo nesse ritmo de balada, levada pelo violão e pela voz do Roger até explodir num solinho mágico e ganhar um peso extra e uma parte mais agressiva, pra depois voltar ao ritmo normal e terminar com a voz linda do Roger dizendo o nome da musica.

Won't Get Fooled Again - Não tinha musica melhor pra fechar o album, a introdução com os sintetizadores sendo seguida pela guitarra já demonstra o quão épica é essa canção em seus mais de 8 minutos. Letra política e puramente rock 'n' roll, a mesma "estrutura" de musicas como Bargain e Going Mobile, de terminar o refrão com a musica parando pra logo depois voltar com tudo e aumentar a adrenalina dos ouvintes. la pelos 3 minutos entram uns riffs matadores de guitarra com os sintetizadores ao fundo, pra logo depois voltar ao verso cantando com ainda mais empolgação sendo seguido por mais riffs e mais solos e riffs do Pete que formam uma massa sonora com o baixo a bateria e os sintetizadores, depois dessa parte a musica para, o Roger da AQUELE grito de Yeah que arrepia qualquer um, depois desse orgasmo musical a musica volta pro verso e o refrão e depois recebe mais riffs e solos do Pete que simplesmente DESTRÓI nessa musica, depois vem um solo do sintetizador sozinho e quando você acha que as coisas estão se acalmando a banda volta depois de um solo de bateria do Keith e outro grito de Yeah do Roger que consegue ser mais empolgante e orgásmico do que o primeiro.

Vale a pena procurar o vídeo da performance dessa musica no DVD "The Kids Are Alright" e ver como a banda era matadora ao vivo e como nesse grito em especial a energia chega a ser exagerada. e então a musica termina com a frase "meet the new boss, same as the old boss" denotando todo o tema político adolescente adotado e fechando essa obra prima.

Who´s Next [1971]

01. Baba O’Riley
02. Bargain
03. Love Ain’t for Keeping
04. My Wife
05. The Song Is Over
06. Getting in Tune
07. Going Mobile
08. Behind Blue Eyes
09. Won’t Get Fooled Again

Formação:


Roger Daltrey (Vocais)
John Entwistle (Baixo)
Keith Moon (Bateria)
Pete Townshend (Guitarra)

Nicky Hopkins (Piano em “Song Is Over”)
Dave Arbus (Violino em “Baba O’Riley”)

Produção: The Who e Glyn Johns

Nenhum comentário: