domingo, 29 de maio de 2011

Música de Domingo – Los Hermanos

Los Hermanos estouraram em todo o Brasil com Anna Julia, música composta para uma paixonite do empresário do grupo. Nada mal para uma banda formada por cinco amigos que ainda estavam na faculdade. Marcelo Camelo (voz e guitarra), Rodrigo Amarante (flauta transversa e voz), Patrick Laplan (baixo), Rodrigo Barba (bateria) e Bruno Medina (teclados) formam a banda de hardcore que fala de amor. O embrião do grupo formou-se em 1997, com Marcelo e Rodrigo. Os outros vieram aos poucos.

Quando Anna Julia estourou nas paradas, o grupo já era conhecido no underground carioca. Los Hermanos passaram pelo inevitável circuito de quem está começando: bares pequenos, lugares distantes e festinhas. Em 1998, já com a formação atual, gravaram duas demos: Amor e Folia e Chora, que aos poucos foram se espalhando.

Clique aqui para ler a biografia completa.











quinta-feira, 26 de maio de 2011

Muito além dos muros da escola

Por Ana Paula Ferreira Tiago Barbosa Mafra

A discussão mais viva nos últimos dias no Brasil, influenciada pelos grandes meios de comunicação nacional, tem sido a qualidade da educação básica no país. Com intuito de escancarar os problemas do sistema educacional, escolas foram visitadas, especialistas consultados e um diagnóstico foi feito.

Desse levantamento, mais uma vez a causa dos problemas recaiu sobre os próprios profissionais da educação. Como fatores preponderantes da boa qualidade e responsáveis pelo bom desempenho nas avaliações federais, aparecem a presença da família e a quantidade e qualidade dos equipamentos à disposição.

É óbvio que são componentes do bom desempenho de uma unidade escolar, mas não são únicos e muito menos determinantes.

Na abordagem da grande mídia, em nenhum momento há referência aos geradores dos contextos das escolas, a escassez de investimentos ou mesmo a ausência de planejamento programático em longo prazo. Muito pelo contrário, escolas de periferias são colocadas em patamar de igualdade na análise, passando assim uma visão de que o ponto chave da discussão se encerra, exclusivamente, no modo de gerir as escolas.

A participação familiar, sem dúvida nenhuma auxilia muito o desenvolvimento intelectual de jovens. Porém, o país hoje tem realidade de elevado número de famílias que sub-vivem com um ou dois salários mínimos, graças a participação de homem e mulher na cobertura de gastos. O planejamento familiar não é muito visível e a nova organização dos lares brasileiros nos últimos anos mudou o padrão nuclear de família. Essas situações, de suma importância, não são elencadas.

Em relação aos equipamentos, seja a estrutura física da escola, seja aparelhagem tecnológica, por si só não garantem desenvolvimento satisfatório do ensino e aprendizagem. Eles são instrumentos, que dependem do modo como são colocados em uso. Entender escolas repletas de parafernálias tecnológicas como sinônimo de escolas e ensino melhores é minimizar a ação da peça fundamental da educação, que é o professor.

Preocupação e decepção maiores, talvez seja o modo como vários professores, profissionais da educação como um todo e principalmente a sociedade, engoliram e reproduziram o conteúdo descontextualizado veiculado pela grande mídia, adotando para si a culpa e a responsabilidade pelo fracasso da educação básica pública no país.

Essa compra indistinta de discurso despreza o modelo excludente de organização sócio-econômico, visível e experimentado nas realidades das periferias, abandonadas pelo poder público e bombardeadas pelo endeusamento do consumo e do individualismo.

Despreza a variação do que Pierre Bourdieu chamou de capital cultural, a “bagagem” previa de conhecimentos e experiências, proporcionada pelo ambiente social habitado e as condições materiais de vida. Nas áreas periféricas do sistema, o local é o ponto de partida e chegada do indivíduo. Não há comparativo nem existência mais amplos. Não há perspectiva. Há apenas o mercado de trabalho e o mercado de consumo, únicas vias remanescentes para a inserção social em um mundo em que o estar na escola é simplesmente mais uma etapa dessa experiência restrita de mundo.

Há o desprezo ainda, e talvez o pior, acerca do papel do Estado na formação e investimento em uma proposta de educação e de um modelo de professor. E isso passa, diretamente, pela definição estrutural do papel do Estado na condução ou não da sociedade.

A ideologia neoliberal está presente nas reportagens do Jornal Nacional (JN), com a série Blitz da Educação. A escola, espaço para a formação humana, é comparada a uma empresa, instituição com finalidade de lucro, mediante o estabelecimento de metas e números que lhe fornecem o status de promotora do sucesso ou do fracasso escolar.

Não que o ensino não deva ser avaliado. Entretanto, essa avaliação precisa ter uma abordagem marcada pela multiplicidade de fatores, para compreender condicionantes de uma baixa qualidade na educação. E isso não é obtido apenas pelo diálogo com a direção, professores e alunos.
Outra característica do pensamento neoliberal presente nas reportagens é a individualização das responsabilidades. Isso se torna evidente na culpabilidade de educadores, gestores e famílias, pois segundo as matérias jornalísticas, numa mesma cidade há a presença de escolas em pólos distintos em relação ao desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O que não é mencionado pelo JN é que a especificidade de cada unidade escolar está não somente em seus gestores e docentes, mas no espaço que a escola ocupa, os impactos sociais que sofre uma comunidade escolar periferizada geográfica e culturalmente. Isso não se trata de eximir os educadores e famílias de suas responsabilidades, mas é necessário analisar a educação como componente de um contexto maior e mais complexo.

A escola é um lugar que pode construir as bases de uma sociedade. Contudo, está sujeita ao sistema capitalista que busca geração do lucro a partir da exploração do trabalho. O reflexo disso é claro: professores que precisam trabalhar em três turnos para sobreviverem, pois se vêem na máxima capitalista de geração de serviços por um mínimo custo.

Por que essa proletarização do professor não é comentada como fator que incide sobre a ausência de tempo para o planejamento e pesquisa e consequentemente baixa qualidade no ensino?

Ao invés disso, há um discurso contrário a greve. A greve é entendida como um mecanismo de violência contra a formação integral dos educandos, como um abuso ao direito fundamental do cidadão de ter acesso à educação. Porém, o que é negligenciado é o direito de greve dos professores que são impulsionados a esse tipo de manifestação em busca de uma dignificação trabalhista.

Tal discurso reforça a idéia da passividade e omissão perante as decisões patronais, desencoraja a sociedade civil a apoiar a greve e distancia-se do pensamento do grande educador brasileiro Paulo Freire, que defendia a greve como ensino e testemunho dos professores aos alunos, como lição de democracia e de luta.

O tão falado IDEB será o foco das discussões nas escolas do Brasil, demonstrando o poder e a capacidade de direcionar a atenção que a mídia detém. Cabe a cada educador, demonstrar que a melhoria do IDEB e da educação no país não virá como resultado de mudanças pontuais no modo de gerenciar unidades escolares, mas sim como reflexo da mudança na condução da política educacional no país. A dúvida é: nosso modelo sócio-econômico permite essa mudança?

Ana Paula Ferreira, Professora da rede municipal de ensino e coordenadora pedagógica do pré-vestibular comunitário Educafro.

Tiago Barbosa Mafra, Professor de História e Geografia da rede municipal de ensino e do pré-vestibular comunitário Educafro.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Código Florestal: Aberração forjada pelos representantes do agronegócio

O que aconteceu ontem em Brasília foi sintomático dum Congresso dominado por interesses da minoria economicamente forte e articulada em detrimento dos interesses da maioria da sociedade composta por trabalhadores (letárgicos?). Noutras palavras, a velha luta de classes que muitos ideólogos do neoliberalismo e da pós-modernidade decretaram como ultrapassada, extinta, morta, sepultada, deu as caras na Câmara dos Deputados.

Estranho foi ver alguém que se diz marxista – será que é um marxista arrependido e ainda não teve coragem de expor isso – o neoruralista Aldo Rebelo, colocar-se no papel de defensor ferrenho e intransigente dos interesses da nossa porca elite fundiária, a mesma que esfola o Brasil desde a colonização portuguesa e a consequente chacina dos povos autóctones.

Raymundo Faoro em sua magistral obra “Os donos do poder” faz uma análise da evolução constitucional e jurídica de nossa sociedade, em cotejo permanente com a práxis política, que por sua vez o leva a afirmar que a cultura brasileira carrega uma cisão histórica entre ideologia e realidade. Faoro acaba por sintetizar o sufocamento das camadas populares pelas elites dominantes. Ele escreve: "a legalidade teórica apresenta conteúdo e estrutura diferentes dos costumes e da tradição populares". Isto seria um efeito do drama da cultura brasileira, sufocada pelo fardo do "prolongado domínio do patronato do estamento burocrático", pois "a nação como que se embalsamou com o braço enregelado da carapaça administrativa", tornando-se insensível a estímulos rasteiros do conjunto do tecido social.

É justamente essa insensibilidade que ficou patente quando os ruralistas – representantes declarados do agronegócio, porém eleitos com votos dos mais diversos segmentos da sociedade – sem o menor pudor aprovaram uma aberração do tipo desse novo Código Florestal, atropelando todos os preceitos que regem a relação entre representantes e representados num país que quer se firmar como sendo “democrático e civilizado”.

Não importa para os ruralistas se o novo Código Florestal, na prática, entregar nossas reservas ambientais ao agronegócio ou criar subterfúgios jurídicos a fim de se legalizar o desmatamento. Se isso garantir lucro e retorno rápido para os investimentos dos quais são representantes, o que importa o futuro da sociedade? Pode parecer uma lógica perversa, e o é, no entanto está na base de todo o sistema capitalista e o agronegócio tupiniquim, obviamente, participa desse sistema como sócio privilegiado.

Além da aprovação em si dessa aberração o que me deixa perplexo é a letargia com a qual somos obrigados a conviver. No mesmo momento em que nossos probos deputados federais aprovavam dantesca aberração com a complacência do silencio das ruas, milhares de chilenos estão mobilizados em protesto contra a construção de meia dezena de barragens hidroelétricas na Patagônia.

Triste constatação que em nossa cultura é comum entregar aos representantes uma procuração em branco para que decidam o destino da sociedade. Achamos essa prática não só aceitável, mas pior, legitima e em nenhum momento pensamos em cobrar de forma mais contundente pelas decisões tomadas por “nossos” representantes. Em suma, participamos duma plutocracia onde o voto é apenas o meio de referendá-la. Como reproduzi de Raymundo Faoro acima: "a nação [brasileira] como que se embalsamou com o braço enregelado da carapaça administrativa".

Quem é quem em realção ao desmatamento

Confira como cada deputado votou a emenda que anistia desmatadores

por Conceição Lemes

A Câmara dos Deputados realizou duas votações para apreciar o projeto que alterava o Código Florestal.

A primeira foi sobre o texto-base. Ele foi aprovado por 410 votos a favor, 63 contra – sendo 35 do PT, que contrariaram a posição do partido e da presidenta Dilma Rousseff – e uma abstenção.

A segunda votação foi da emenda 164, do PMDB, que permite a manutenção de áreas de pasto e lavoura em áreas de preservação permanente até julho de 2008. Na prática, o texto anistia quem desmatou.

Com a base rachada, o governo foi derrotado. Por 273 votos a favor, 182 contra e duas abstenções, foi aprovada . Ao fim da votação, os ruralistas festejaram.

A votação abaixo refere-se à da emenda do PMDB que anistia os desmatadores.

do site da Câmara dos Deputados

PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA Nº 123 – 24/05/2011

Abertura da sessão: 24/05/2011 20:01
Encerramento da sessão: 25/05/2011 00:10

Proposição: PL Nº 1876/1999 – DVS – PMDB – EMENDA Nº 164 – Nominal Eletrônica

Início da votação: 24/05/2011 23:50
Encerramento da votação: 25/05/2011 00:03

Presidiram a Votação:
Marco Maia

Resultado da votação

Sim:

273

Não:

182

Abstenção:

2

Total da Votação:

457

Art. 17:

1

Total Quorum:

458

Obstrução:

1

Este navegador não suporta Java.

Presidente da Casa: Marco Maia – PT /RS

Presidiram a Sessão:
Marco Maia – 20:01
Inocêncio Oliveira – 00:05
Marco Maia – 00:08

Orientação

PT:

Não

PMDB:

Sim

PsbPtbPcdob:

Liberado

PrPrbPtdobPrtbPrpPhsPtcPsl:

Não

PSDB:

Sim

DEM:

Sim

PP:

Sim

PDT:

Sim

PvPps:

Não

PSC:

Sim

Repr.PMN:

Liberado

PSOL:

Não

Minoria:

Sim

GOV.:

Não

Parlamentar

UF

Voto

DEM

Abelardo Lupion

PR

Sim

Alexandre Leite

SP

Sim

Antonio Carlos Magalhães Neto

BA

Sim

Arolde de Oliveira

RJ

Sim

Augusto Coutinho

PE

Sim

Claudio Cajado

BA

Sim

Davi Alcolumbre

AP

Sim

Eduardo Sciarra

PR

Sim

Efraim Filho

PB

Sim

Eleuses Paiva

SP

Sim

Fábio Souto

BA

Sim

Felipe Maia

RN

Sim

Fernando Torres

BA

Não

Guilherme Campos

SP

Sim

Heuler Cruvinel

GO

Sim

Hugo Napoleão

PI

Sim

Irajá Abreu

TO

Sim

Jairo Ataide

MG

Sim

Jorge Tadeu Mudalen

SP

Sim

José Nunes

BA

Abstenção

Júlio Campos

MT

Sim

Júlio Cesar

PI

Sim

Junji Abe

SP

Sim

Lira Maia

PA

Sim

Luiz Carlos Setim

PR

Sim

Mandetta

MS

Sim

Marcos Montes

MG

Sim

Mendonça Prado

SE

Sim

Onofre Santo Agostini

SC

Sim

Pauderney Avelino

AM

Sim

Paulo Cesar Quartiero

RR

Sim

Paulo Magalhães

BA

Sim

Professora Dorinha Seabra Rezende

TO

Sim

Rodrigo Maia

RJ

Sim

Ronaldo Caiado

GO

Sim

Vitor Penido

MG

Sim

Walter Ihoshi

SP

Sim

Total DEM: 37

PCdoB

Aldo Rebelo

SP

Sim

Alice Portugal

BA

Sim

Assis Melo

RS

Sim

Chico Lopes

CE

Sim

Delegado Protógenes

SP

Sim

Edson Pimenta

BA

Não

Evandro Milhomen

AP

Sim

Jandira Feghali

RJ

Sim

Jô Moraes

MG

Sim

Luciana Santos

PE

Sim

Manuela D`ávila

RS

Sim

Osmar Júnior

PI

Sim

Perpétua Almeida

AC

Sim

Total PCdoB: 13

PDT

Ademir Camilo

MG

Não

André Figueiredo

CE

Não

Ângelo Agnolin

TO

Sim

Brizola Neto

RJ

Não

Damião Feliciano

PB

Não

Dr. Jorge Silva

ES

Não

Enio Bacci

RS

Sim

Felix Mendonça Júnior

BA

Sim

Flávia Morais

GO

Não

Giovani Cherini

RS

Sim

Giovanni Queiroz

PA

Sim

João Dado

SP

Não

José Carlos Araújo

BA

Sim

Manato

ES

Sim

Marcelo Matos

RJ

Não

Marcos Medrado

BA

Não

Miro Teixeira

RJ

Não

Oziel Oliveira

BA

Sim

Paulo Pereira da Silva

SP

Não

Paulo Rubem Santiago

PE

Não

Reguffe

DF

Não

Salvador Zimbaldi

SP

Não

Sebastião Bala Rocha

AP

Obstrução

Sueli Vidigal

ES

Não

Vieira da Cunha

RS

Não

Wolney Queiroz

PE

Não

Zé Silva

MG

Sim

Total PDT: 27

PHS

Felipe Bornier

RJ

Sim

José Humberto

MG

Sim

Total PHS: 2

PMDB

Adrian

RJ

Sim

Alberto Filho

MA

Sim

Alceu Moreira

RS

Sim

Alexandre Santos

RJ

Sim

Almeida Lima

SE

Sim

André Zacharow

PR

Sim

Aníbal Gomes

CE

Sim

Antônio Andrade

MG

Sim

Arthur Oliveira Maia

BA

Sim

Átila Lins

AM

Sim

Benjamin Maranhão

PB

Sim

Camilo Cola

ES

Não

Carlos Bezerra

MT

Sim

Celso Maldaner

SC

Sim

Danilo Forte

CE

Sim

Darcísio Perondi

RS

Sim

Edinho Araújo

SP

Sim

Edinho Bez

SC

Sim

Edio Lopes

RR

Sim

Edson Ezequiel

RJ

Sim

Eduardo Cunha

RJ

Sim

Elcione Barbalho

PA

Sim

Fabio Trad

MS

Sim

Fátima Pelaes

AP

Sim

Fernando Jordão

RJ

Sim

Flaviano Melo

AC

Sim

Francisco Escórcio

MA

Sim

Gastão Vieira

MA

Sim

Gean Loureiro

SC

Sim

Genecias Noronha

CE

Sim

Geraldo Resende

MS

Sim

Henrique Eduardo Alves

RN

Sim

Hermes Parcianello

PR

Sim

Hugo Motta

PB

Sim

Íris de Araújo

GO

Sim

João Arruda

PR

Sim

João Magalhães

MG

Sim

Joaquim Beltrão

AL

Sim

José Priante

PA

Sim

Júnior Coimbra

TO

Sim

Leandro Vilela

GO

Sim

Lelo Coimbra

ES

Sim

Luciano Moreira

MA

Sim

Lucio Vieira Lima

BA

Sim

Manoel Junior

PB

Sim

Marcelo Castro

PI

Sim

Marinha Raupp

RO

Sim

Marllos Sampaio

PI

Sim

Mauro Benevides

CE

Sim

Mauro Mariani

SC

Sim

Mendes Ribeiro Filho

RS

Sim

Moacir Micheletto

PR

Sim

Natan Donadon

RO

Sim

Nelson Bornier

RJ

Sim

Newton Cardoso

MG

Sim

Nilda Gondim

PB

Sim

Osmar Serraglio

PR

Sim

Osmar Terra

RS

Sim

Paulo Piau

MG

Sim

Pedro Chaves

GO

Sim

Professor Setimo

MA

Sim

Raimundão

CE

Sim

Raul Henry

PE

Sim

Reinhold Stephanes

PR

Sim

Renan Filho

AL

Sim

Rogério Peninha Mendonça

SC

Sim

Ronaldo Benedet

SC

Sim

Saraiva Felipe

MG

Sim

Solange Almeida

RJ

Sim

Teresa Surita

RR

Sim

Valdir Colatto

SC

Sim

Washington Reis

RJ

Sim

Wladimir Costa

PA

Sim

Total PMDB: 73

PMN

Dr. Carlos Alberto

RJ

Sim

Fábio Faria

RN

Sim

Jaqueline Roriz

DF

Sim

Walter Tosta

MG

Não

Total PMN: 4

PP

Afonso Hamm

RS

Sim

Aguinaldo Ribeiro

PB

Não

Arthur Lira

AL

Não

Beto Mansur

SP

Sim

Carlos Magno

RO

Sim

Carlos Souza

AM

Sim

Cida Borghetti

PR

Sim

Dilceu Sperafico

PR

Sim

Dimas Fabiano

MG

Sim

Eduardo da Fonte

PE

Não

Esperidião Amin

SC

Sim

Gladson Cameli

AC

Sim

Iracema Portella

PI

Não

Jair Bolsonaro

RJ

Sim

Jeronimo Goergen

RS

Sim

Lázaro Botelho

TO

Sim

Luis Carlos Heinze

RS

Sim

Luiz Argôlo

BA

Não

Márcio Reinaldo Moreira

MG

Não

Missionário José Olimpio

SP

Sim

Nelson Meurer

PR

Sim

Neri Geller

MT

Sim

Paulo Maluf

SP

Sim

Rebecca Garcia

AM

Não

Renato Molling

RS

Sim

Roberto Balestra

GO

Sim

Roberto Britto

BA

Não

Roberto Dorner

MT

Sim

Sandes Júnior

GO

Não

Simão Sessim

RJ

Não

Toninho Pinheiro

MG

Sim

Vilson Covatti

RS

Sim

Waldir Maranhão

MA

Não

Zonta

SC

Sim

Total PP: 34

PPS

Arnaldo Jardim

SP

Sim

Arnaldo Jordy

PA

Não

Augusto Carvalho

DF

Não

Carmen Zanotto

SC

Sim

César Halum

TO

Sim

Dimas Ramalho

SP

Sim

Geraldo Thadeu

MG

Sim

Moreira Mendes

RO

Sim

Rubens Bueno

PR

Sim

Sandro Alex

PR

Sim

Stepan Nercessian

RJ

Sim

Total PPS: 11

PR

Aelton Freitas

MG

Sim

Anthony Garotinho

RJ

Sim

Aracely de Paula

MG

Sim

Bernardo Santana de Vasconcellos

MG

Sim

Diego Andrade

MG

Sim

Dr. Adilson Soares

RJ

Não

Dr. Paulo César

RJ

Não

Francisco Floriano

RJ

Sim

Giacobo

PR

Sim

Giroto

MS

Sim

Gorete Pereira

CE

Não

Henrique Oliveira

AM

Não

Homero Pereira

MT

Sim

Inocêncio Oliveira

PE

Não

Izalci

DF

Não

Jaime Martins

MG

Sim

João Carlos Bacelar

BA

Não

João Maia

RN

Sim

Laercio Oliveira

SE

Sim

Liliam Sá

RJ

Não

Lincoln Portela

MG

Não

Luciano Castro

RR

Não

Lúcio Vale

PA

Não

Maurício Quintella Lessa

AL

Não

Maurício Trindade

BA

Sim

Neilton Mulim

RJ

Não

Paulo Freire

SP

Não

Ronaldo Fonseca

DF

Não

Tiririca

SP

Sim

Vicente Arruda

CE

Não

Wellington Fagundes

MT

Sim

Zoinho

RJ

Sim

Total PR: 32

PRB

Antonio Bulhões

SP

Sim

George Hilton

MG

Sim

Heleno Silva

SE

Sim

Jhonatan de Jesus

RR

Sim

Jorge Pinheiro

GO

Não

Márcio Marinho

BA

Sim

Otoniel Lima

SP

Não

Ricardo Quirino

DF

Sim

Vilalba

PE

Sim

Vitor Paulo

RJ

Sim

Total PRB: 10

PRP

Jânio Natal

BA

Não

Total PRP: 1

PRTB

Aureo

RJ

Não

Vinicius Gurgel

AP

Não

Total PRTB: 2

PSB

Abelardo Camarinha

SP

Não

Ana Arraes

PE

Não

Antonio Balhmann

CE

Não

Ariosto Holanda

CE

Não

Audifax

ES

Não

Dr. Ubiali

SP

Sim

Edson Silva

CE

Não

Fernando Coelho Filho

PE

Não

Gabriel Chalita

SP

Não

Givaldo Carimbão

AL

Não

Glauber Braga

RJ

Não

Gonzaga Patriota

PE

Não

Jefferson Campos

SP

Não

Jonas Donizette

SP

Não

José Stédile

RS

Não

Júlio Delgado

MG

Não

Keiko Ota

SP

Não

Laurez Moreira

TO

Sim

Leopoldo Meyer

PR

Não

Luiz Noé

RS

Sim

Luiza Erundina

SP

Não

Mauro Nazif

RO

Sim

Pastor Eurico

PE

Sim

Paulo Foletto

ES

Sim

Ribamar Alves

MA

Não

Romário

RJ

Não

Sandra Rosado

RN

Sim

Valadares Filho

SE

Não

Valtenir Pereira

MT

Não

Total PSB: 29

PSC

Andre Moura

SE

Sim

Antônia Lúcia

AC

Sim

Carlos Eduardo Cadoca

PE

Sim

Deley

RJ

Não

Edmar Arruda

PR

Sim

Erivelton Santana

BA

Sim

Filipe Pereira

RJ

Sim

Lauriete

ES

Sim

Marcelo Aguiar

SP

Sim

Nelson Padovani

PR

Sim

Pastor Marco Feliciano

SP

Sim

Ratinho Junior

PR

Sim

Sérgio Brito

BA

Sim

Silas Câmara

AM

Sim

Stefano Aguiar

MG

Sim

Takayama

PR

Sim

Total PSC: 16

PSDB

Alfredo Kaefer

PR

Sim

André Dias

PA

Sim

Andreia Zito

RJ

Sim

Antonio Carlos Mendes Thame

SP

Sim

Antonio Imbassahy

BA

Sim

Berinho Bantim

RR

Sim

Bonifácio de Andrada

MG

Sim

Bruna Furlan

SP

Sim

Bruno Araújo

PE

Sim

Carlaile Pedrosa

MG

Sim

Carlos Alberto Leréia

GO

Sim

Carlos Brandão

MA

Sim

Carlos Roberto

SP

Sim

Carlos Sampaio

SP

Sim

Cesar Colnago

ES

Não

Delegado Waldir

GO

Sim

Domingos Sávio

MG

Sim

Duarte Nogueira

SP

Sim

Dudimar Paxiúba

PA

Sim

Eduardo Azeredo

MG

Sim

Eduardo Barbosa

MG

Sim

Hélio Santos

MA

Sim

João Campos

GO

Sim

Jorginho Mello

SC

Sim

Jutahy Junior

BA

Sim

Luiz Carlos

AP

Sim

Luiz Fernando Machado

SP

Sim

Luiz Nishimori

PR

Sim

Manoel Salviano

CE

Sim

Mara Gabrilli

SP

Sim

Marcio Bittar

AC

Sim

Marcus Pestana

MG

Sim

Nelson Marchezan Junior

RS

Sim

Otavio Leite

RJ

Não

Paulo Abi-Ackel

MG

Sim

Pinto Itamaraty

MA

Sim

Raimundo Gomes de Matos

CE

Sim

Reinaldo Azambuja

MS

Sim

Ricardo Tripoli

SP

Não

Rodrigo de Castro

MG

Abstenção

Rogério Marinho

RN

Sim

Romero Rodrigues

PB

Sim

Rui Palmeira

AL

Sim

Ruy Carneiro

PB

Sim

Valdivino de Oliveira

GO

Sim

Vanderlei Macris

SP

Sim

Vaz de Lima

SP

Sim

Wandenkolk Gonçalves

PA

Sim

William Dib

SP

Sim

Total PSDB: 49

PSL

Dr. Francisco Araújo

RR

Sim

Dr. Grilo

MG

Não

Total PSL: 2

PSOL

Chico Alencar

RJ

Não

Ivan Valente

SP

Não

Total PSOL: 2

PT

Alessandro Molon

RJ

Não

Amauri Teixeira

BA

Não

André Vargas

PR

Não

Angelo Vanhoni

PR

Não

Antônio Carlos Biffi

MS

Não

Arlindo Chinaglia

SP

Não

Assis Carvalho

PI

Não

Assis do Couto

PR

Não

Benedita da Silva

RJ

Não

Beto Faro

PA

Não

Bohn Gass

RS

Não

Cândido Vaccarezza

SP

Não

Carlinhos Almeida

SP

Não

Carlos Zarattini

SP

Não

Chico D`Angelo

RJ

Não

Cláudio Puty

PA

Não

Décio Lima

SC

Não

Devanir Ribeiro

SP

Não

Domingos Dutra

MA

Não

Dr. Rosinha

PR

Não

Edson Santos

RJ

Não

Eliane Rolim

RJ

Não

Emiliano José

BA

Não

Erika Kokay

DF

Não

Fátima Bezerra

RN

Não

Fernando Ferro

PE

Não

Fernando Marroni

RS

Não

Francisco Praciano

AM

Não

Gabriel Guimarães

MG

Não

Geraldo Simões

BA

Não

Gilmar Machado

MG

Não

Henrique Fontana

RS

Não

Janete Rocha Pietá

SP

Não

Jesus Rodrigues

PI

Não

Jilmar Tatto

SP

Não

João Paulo Lima

PE

Não

João Paulo Cunha

SP

Não

José De Filippi

SP

Não

José Guimarães

CE

Não

José Mentor

SP

Não

Joseph Bandeira

BA

Não

Josias Gomes

BA

Não

Leonardo Monteiro

MG

Não

Luci Choinacki

SC

Não

Luiz Alberto

BA

Não

Luiz Couto

PB

Não

Márcio Macêdo

SE

Não

Marco Maia

RS

Art. 17

Marcon

RS

Não

Marina Santanna

GO

Não

Miguel Corrêa

MG

Não

Miriquinho Batista

PA

Não

Nazareno Fonteles

PI

Não

Nelson Pellegrino

BA

Não

Newton Lima

SP

Não

Odair Cunha

MG

Não

Padre João

MG

Não

Padre Ton

RO

Não

Paulo Pimenta

RS

Não

Paulo Teixeira

SP

Não

Pedro Eugênio

PE

Não

Pedro Uczai

SC

Não

Policarpo

DF

Não

Professora Marcivania

AP

Não

Ricardo Berzoini

SP

Não

Rogério Carvalho

SE

Não

Ronaldo Zulke

RS

Não

Rubens Otoni

GO

Não

Rui Costa

BA

Não

Ságuas Moraes

MT

Não

Sérgio Barradas Carneiro

BA

Não

Sibá Machado

AC

Não

Taumaturgo Lima

AC

Sim

Valmir Assunção

BA

Não

Vander Loubet

MS

Não

Vicentinho

SP

Não

Waldenor Pereira

BA

Não

Weliton Prado

MG

Não

Zé Geraldo

PA

Não

Zeca Dirceu

PR

Não

Total PT: 80

PTB

Antonio Brito

BA

Sim

Arnaldo Faria de Sá

SP

Não

Arnon Bezerra

CE

Não

Celia Rocha

AL

Sim

Danrlei De Deus Hinterholz

RS

Sim

Eros Biondini

MG

Sim

João Lyra

AL

Sim

Jorge Corte Real

PE

Sim

José Augusto Maia

PE

Não

José Chaves

PE

Sim

Josué Bengtson

PA

Sim

Jovair Arantes

GO

Sim

Nelson Marquezelli

SP

Sim

Nilton Capixaba

RO

Sim

Paes Landim

PI

Não

Ronaldo Nogueira

RS

Sim

Sabino Castelo Branco

AM

Sim

Sérgio Moraes

RS

Sim

Silvio Costa

PE

Não

Walney Rocha

RJ

Sim

Total PTB: 20

PTdoB

Cristiano

RJ

Não

Lourival Mendes

MA

Não

Luis Tibé

MG

Não

Total PTdoB: 3

PV

Alfredo Sirkis

RJ

Não

Antônio Roberto

MG

Não

Dr. Aluizio

RJ

Não

Fábio Ramalho

MG

Não

Guilherme Mussi

SP

Não

Lindomar Garçon

RO

Não

Paulo Wagner

RN

Não

Ricardo Izar

SP

Não

Roberto de Lucena

SP

Não

Roberto Santiago

SP

Não

Rosane Ferreira

PR

Não

Sarney Filho

MA

Não

Total PV: 12

CENIN – Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação