domingo, 7 de agosto de 2011

O nobre e probo deputado Geraldo Thadeu

O nobre e probo deputado federal Geraldo Thadeu, por enquanto PPS, mas de malas prontas para o PSD, deve ter tido uma baita dor de cabeça nesse fim de semana ao ver que a população de Poços de Caldas foi surpreendida com uma matéria da revista Época onde o personagem principal é justamente vossa excelência. E não é uma matéria cheia de elogios como as que sempre são veiculadas pela imprensa poços-caldense. Tampouco reportagem mostrando o deputado em alguma inauguração de obras do governo federal, coisa que Geraldo Thadeu adora fazer parecendo que ele é o responsável por tais obras.

Geraldo Thadeu, que já foi prefeito de Poços de Caldas entre 1997-2000 e está no terceiro mandato consecutivo como deputado federal – o primeiro pelo PSDB e os dois últimos pelo PPS – é personagem duma matéria publicada pela revista Época onde vem à tona suas relações com o empresário Fernando Marques, dono do laboratório União Química Farmacêutica. Segundo a matéria Geraldo Thadeu cedeu a Fernando Marques cerca de R$ 100 mil da cota de passagens aéreas que a Câmara lhe dá para o exercício do mandato parlamentar. Atitude já classificada como ilegal por procuradores da República. Bem que o deputado tentou negar tais doações, mas viu-se obrigado a admitir a atitude uma vez que a Revista tinha em mãos recibos que comprovavam a denúncia.

A fonte de Época é Daniel Tavares, ex-assessor de Geraldo Thadeu, que faz outras denúncias. Por exemplo, enquanto trabalhou para o deputado ficou encarregado de prestar serviços a Marques toda vez que este desembarcasse em Brasília. Tavares se aproximou tanto de Marques que acabou mudando de emprego e indo trabalhar para o próprio empresário. Nesse período diz ter participado da entrega de duas picapes importadas para o deputado, sendo este gesto uma retribuição de Fernando Marques à cota de passagens doada pelo parlamentar. Diz ainda, sem apresentar provas, que fez vários pagamentos a Geraldo Thadeu a pedido de Fernando Marques.

Por uma dessas coincidências da vida Geraldo Thadeu hoje luta para modificar um projeto aprovado pelo Senado que autoriza a produção e venda de medicamentos genéricos para animais. Se tiver sucesso, a mudança vai beneficiar a Agener União Saúde Animal, divisão veterinária da União Química. Seu propósito é derrubar a exigência de um teste de resíduo. Trata-se de um exame que identifica quanto tempo o medicamento fica no tecido muscular do animal. O objetivo é evitar riscos para a saúde humana. Mais, Geraldo Thadeu recebeu como doação de campanha R$ 406 mil de três empresas de Marques, esse valor é quase metade de todas as doações declaradas pelo deputado.

Minha dúvida agora é saber se a imprensa independente e imparcial de Poços de Caldas vai simplesmente ignorar o assunto, fazendo de conta que não há nada de podre no Reino da Dinamarca, ou se apenas publicará a versão do nobre e probo deputado Geraldo Thadeu.

Nenhum comentário: