quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Anastasia, um flagelo para Minas


Minas Gerais, o segundo maior PIB e a segunda maior população do Brasil pode estar diante de um fato de profundas consequências para a politica estadual e nacional. O governador Antonio Anastasia, eleito em outubro do ano passado, corre o risco de ter o mandato cassado pela Justiça. Denúncias por conta dum claro abuso de poder político e econômico, além de utilização incorreta dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral estão sendo analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Anastasia, que ocupava o posto de vice-governador de Aécio Neves e assumiu o governo em março de 2010 quando Aécio renunciou para concorrer ao Senado, é um fiel escudeiro de Aécio e defensor das pretensões do neto de Tancredo a corrida presidencial de 2014, ou então, em caso de mais uma vez não vingar a candidatura do bon vivant à presidência da República, Anastasia deve apoiá-lo na tentativa de retornar ao Palácio da Liberdade.

Porém, nos vinte meses em que Anastasia está à frente do governo mineiro polêmicas é o que não têm faltado. Primeiro foi à greve dos servidores da Educação deflagrada em abril de 2010 e que durou 48 dias terminando com um acordo entre governo e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (SIND-UTE),. Acordo este que não foi respeitado por parte do governo e culminou noutra greve agora em 2011, esta durando 112 dias.

Em janeiro deste ano, ao tomar posse como governador eleito, Antonio Anastasia recebeu da Assembleia Legislativa carta branca por 90 dias através da imoral e antidemocrática Lei Delgada que lhe deu amplos poderes em várias esferas da administração pública. Com a Lei Delegada os deputados estaduais abriram mão da sua função de fazer e editar leis para que o próprio governador criasse leis sem ser impedido. Assim, do alto da sua prática antidemocrática, Anastasia pôde promulgar e editar leis como bem quis. (Vale lembrar que esse é o modo tucano de agir em Minas Gerais, Aécio Neves em seus dois mandatos implementou a Lei Delegada e editou mais de 130 leis). Com os poderes conferidos pela Lei Delegada, dentre outras coisas, Anastasia criou 1.314 cargos comissionados, significando, segundo sua própria Secretaria de Planejamento, um impacto anual de R$ 54 milhões na folha de pagamento.

Em setembro último Anastasia se viu obrigado a exonerar seu secretário de Regularização Fundiária, Manoel Costa, após investigações da Polícia Federal onde se suspeita que ele, o ex-secretário, seja integrante de uma organização criminosa que vem há vários anos patrocinando grilagem de terras públicas, posteriormente vendendo-as a mineradoras com o objetivo de explorar jazidas de minério de ferro.

Mais recentemente, em novembro passado, Anastasia enviou a Assembleia Legislativa projeto de Modelo Unificado de Remuneração dos Professores, atropelando o desejo da categoria, mais uma vez descumprindo o que fora acordado com o SIND-UTE e obviamente provocando a ira destes servidores. Num ato de petulância e autoritarismo o governo do estado iniciou uma campanha publicitária veiculada em rádios e tv – paga obviamente com o dinheiro dos contribuintes – atacando o SIND-UTE e por extensão os próprios servidores da Educação.

Sempre tratei Anastasia pela alcunha de “Boneco de Ventríloquo”, mas em BH a alcunha é “Flanelinha”, em alusão a possibilidade de ele estar apenas guardando lugar para seu padrinho político, o senador Aécio Neves. Pelo andar da carruagem será preciso Aécim gastar muito gogó e muita propaganda para ver seu projeto político não ir água abaixo, porque debaixo do tapete já não cabe mais tanta sujeira.

Um comentário:

Prof. Yuri Almeida disse...

A implantação do neoliberalismo implantada na nova democracia brasileira teve como consequencia a desregulamentação da educação pelo estado minimizado. Com o governo Lula o estado começa a trazer para sua responsabilidade a educação. Mas Minas está na contramão do processo e o sucateamento da educação se agrava com descapitalização educacional. Quem tem conhecimento tem poder e sucateando a educação Anastasia tira o poder da mão do povo. LAmentável...