sábado, 3 de julho de 2010

“Celeste Olímpica renasce" ou "Porque o futebol é esse esporte tão emocionante"

Surpreendente a campanha do Uruguai, a "Celeste Olímpica", nesta Copa. Numa chave onde a maioria apostava na França e no México como favoritos a avançarem para as oitavas de final, com os anfitriões sul-africanos correndo por fora, o Uruguai era tido e havido como o patinho feio. O Uruguai não só avançou como ainda por cima passou em primeiro lugar e invicto, além, de não ter sofrido nenhum gol na primeira fase e ter o melhor jogador do Mundial, o meia-atacante Fórlan.

Após bater a Coréia do Sul nas oitavas de final, protagonizou nessa sexta-feira, já pelas quartas de final, o jogo mais emocionante da Copa até aqui.

Diante da boa equipe de Gana o Uruguai saiu em desvantagem. Muntari chutando de longa distância no finzinho o primeiro tempo pegou o ótimo goleiro Muslera de surpresa. Todavia no inicio do segundo tempo Fórlan em cobrança de falta perfeita igualou o placar.

O jogo se manteve com boas chances para ambos os lados, contudo com a Celeste Olímpica jogando pouco melhor e pressionando mais. Mas o tempo regulamentar terminou empatado e a partida foi para a prorrogação.

Gana dominou boa parte da prorrogação, o Uruguai parecia não ter pernas e sua defesa sentia a falta do capitão Lugano, que teve de ser substituído após uma contusão. No derradeiro minuto uma bola levantada na área obrigou o artilheiro Luiz Suarez, dentro do gol, a interceptá-la com a mão. Expulsão do centroavante e penalidade máxima marcada pelo árbitro.

Suarez saiu chorando e seus compatriotas tentaram consolá-lo. Mas o consolo só veio quando, da entrada para o vestiário, viu Gian, o craque ganes, estourar o travessão na cobrança da penalidade.

Muslera beijava o travessão, agradecendo-o, enquanto o árbitro encerrava a partida que desta forma caminhava para as cobranças alternadas de pênaltis.

Forlan, Uruguai 1 a 0;
Gian, Gana 1 a 1;
Vitorino, Uruguai 2 a 1;
Apiah, Gana 2 a 2;
Uruguai, 3 a 2;
Mensah sem tomar distância deu a Muslera à oportunidade de defender a cobrança, Uruguai 3 a 2;
Pereira errou feio e chutou pro alto, Uruguai 3 a 2;
Muslera defendeu mais uma, a quarta cobrança de Gana.

Loco Abreu, de cavadinha, igual fez pelo Botafogo contra o Flamengo na final da Taça Rio, levou o Uruguai à outra semifinal de Copa depois de 40 anos.


Nenhum comentário: