domingo, 25 de julho de 2010

Porque tenho mais fé no Vox Populi

O grande debate do fim de semana ficou mesmo por conta da divulgação dos números das pesquisas Vox Populi e Datafolha.

A discrepância entre os números está dando pano pra manga. Já escrevi o que penso sobre pesquisas e que me abstenho de ficar interpretando-as pelo simples fato de ser impossível medir a qualidade destas. No entanto, mesmo assim, estou com uma pulga atrás da orelha em relação aos dados do Datafolha e vejo mais coerência nos da Vox Populi.

Vejamos os números e depois eu mostro os meus porquês.

Pesquisa Estimulada:

Datafolha = Serra 37%; Dilma 36%; Marina 10%; Plínio 1%; Zé Maria 1%; brancos/nulos/nenhum 4%; não sabe/não respondeu 7%.
Vox Populi = Dilma 41%; Serra 33%; Marina 8%; brancos/nulos 4%; outros 1%, não sabe/não respondeu 13%.

Espontânea :

Datafolha: Dilma 21%, Serra 16%; Marina 4%; Lula 4%, candidato de Lula 3%; candidato do PT 1%; indecisos 46%.
Vox Populi: Dilma 28%, Serra 21%; Marina 4%; Lula 4%; candidato de Lula 1%.

A discrepância dos números é grande. Não obstante o que mais me chamou a atenção é o fato de Dilma estar, comparativamente, bem melhor na pesquisa espontânea do Datafolha do que na estimulada. No universo de eleitores de Dilma Rousseff, 58% já declaram o voto antes de ouvir o nome da candidata por parte dos entrevistadores. Já entre os eleitores de Serra, apenas 43% seguem essa lógica. Estranho.

Os números do Vox Populi parecem mais lógicos, mais próximos da verossimilhança. Nele, ao fazermos o cruzamento entre ‘estimulada’ e ‘ espontânea’, o percentual dos eleitores de Dilma que votam nela mesmo sem serem lembrados do nome da petista é de 68%. Para Serra esse percentual é de 63%.

Tudo bem que haja diferenças de metodologia e o Vox Populi antes de perguntar o candidato preferido do entrevistado – na pesquisa estimulada – lhe sugira uma lista de nomes dos presidenciáveis e faça perguntas sobre o desempenho do governo Lula. Todavia as diferenças são grandes demais para acreditarmos que apenas diferenças metodológicas influenciaram o resultado final. No mais, apenas os números do Vox Populi parecem verossímeis por conta, justamente, do percentual de eleitores, tanto da petista quanto do tucano, que respondem espontaneamente o nome de seus candidatos.

Outro detalhe. Se levarmos em conta que a pesquisa espontânea mostra a consolidação do voto, o que faz todo o sentido, e somarmos, pelos números do Datafolha, Dilma + Lula + candidato de Lula + candidato do PT temos o seguinte resultado: 29%. Não há registros, ou ao menos o Datafolha não divulgou, de eleitores declarando intenção de voto em candidato anti-PT ou anti-Lula, então José Serra continua estacionado nos mesmos 16%.

Dito de outra forma. É extremamente improvável, pelos próprios números do Datafolha, Dilma Rousseff não estar à frente, inclusive já fora da margem de erro, de seu principal oponente. Portanto, o Datafolha pode ter cometido algum tipo de equivoco, e grave, ao consolidar a pesquisa. Resta saber se foi acidental ou intencional.

Nenhum comentário: