domingo, 27 de setembro de 2009

10 + – 7ª Posição: Led Zeppelin

Por Elias Varella

http://whiplash.net/materias/cds_users/071133-ledzeppelin.html

O que viria a ser o maior expoente do Hard Rock nos anos 70, famosos pela sua megalomania, lendárias historias envolvendo seus integrantes e, é claro, pela música impecável que viria a influenciar várias vertentes do Rock, teve um álbum de estréia que merece destaque dentro da sua discografia.

O auto intitulado Led Zeppelin, primeiro disco da carreira, já mostrava o potencial criativo da banda, que recheou o disco com blues, rock n’roll e músicas acústicas, demonstrando uma originalidade aparente e que chamou a atenção do público inglês da época. Robert Plant (vocal), Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria) e John Paul Jones (baixo e órgão) fizeram questão mostrar o diferencial da banda dentre as outras que surgiam na época criando o “estilo Led Zeppelin” de música logo no primeiro disco. Todos eram excelentes músicos e juntos mostraram a magia que o Led Zeppelin conseguia transmitir nas suas músicas.

Logo na primeira faixa, Good Times Bad Times, eles já detonam fazendo um rock n’roll sincero com feeling e virtuosismo, características que transbordam nas musicas deste primeiro compacto. John Bonham traz uma batida diferente e original para a música e prova porque é considerado um dos melhores bateristas de todos os tempos. O ex-Yardbirds, Jimmy Page, deslancha uma linha e um timbre de guitarra que se tornou sua marca registrada e inconfundível com direito a um solo com raízes no blues.

A linda balada sedutora Babe I’m Gonna Leave you vem na seqüência. Jimmy Page mostra que sabe dedilhar um violão com genialidade, que voltará a ser evidenciada numa outra musica do disco. Mas o destaque fica por conta da interpretação de Plant, que canta com dor, sofrimento e faz o ouvinte entrar na musica e sentir tudo isso junto com ele, abusando do seu potencial interpretativo e alterando o tom de sua voz entre sussurros e gritos, tudo na hora certa, com direito aos famosos “babe, baby, baby, babe” do cantor.

You shook me é um dos famosos blues que o Led Zeppelin adorava interpretar e que se fizeram presentes ao longo de toda sua discografia. É uma aula de música: Page detonando solos monstruosos, Plant tocando gaita e cantando de forma magistral, principalmente no final, quando faz uma jam com a guitarra e solta seus gritos peculiares e afinados; a cozinha Jones e Bonham dando firmeza ao blues, incluindo solo de órgão de Jones que completa a excelente música.

Um ponto alto do disco acontece quando os primeiro acordes de baixo iniciam Dazed and Confused e um clima exótico e tenso aparece no ar. Hipnotizado pelo baixo, o ouvinte se entrega à música quando Plant inicia um dos seus melhores trabalhos vocais da sua carreira; é extremamente cativante a maneira como ele conduz a música. Aqui, Page se utiliza de um artifício que o tornou muito famoso e chamativo durante as performaces ao vivo (vide o dvd How The West Was Won): a utilização de um arco de violino para tocar a guitarra. O efeito é muito interessante e vale a pena conferir. A música sofre uma mudança de andamento que tem o ápice num inspiradíssimo solo de guitarra para depois voltar ao ritmo cadenciado do começo. Uma obra prima da música que mostra todo o inesgotável potencial da banda.

Your Time is Gonna Come é uma canção simples e bonita com um refrão que denuncia a época em que o disco foi lançado, 1969.

A viajem experimental do Led Zeppelin (e eles viajam muito bem) ocorre em Black Mountain Side, música instrumental e acústica, na qual Page, explorador de diferentes afinações no seu instrumento, muda a afinação de seu violão causando um efeito muito chamativo, complementado por Bonham que faz um excelente trabalho de percussão, dando à música um clima bem exótico.

Communication Breakdown dispensa comentários. Sucesso absoluto da banda. Um rockão simples, direto, calcado nos três acordes e que muitos acreditam ser a música precursora do punk rock, devido à sua estrutura bem básica e característica do movimento do final dos anos 70. Porém, diferentemente do que ocorre no punk, aqui tem lugar pra um solo de guitarra rápido e inspirado.

Mais um blues no estilo de You Shook Me é o que vem na seqüência em I Can’t Quit You Baby. E dá-lhe virtuosismo e feeling mais uma vez por parte de todos os músicos. O destaque fica com os solos de guitarra, que num tom improvisado, Page esbanja criatividade e impressiona com sua habilidade e desfila licks que contribuíram para sua fama de Guitar Hero.

O disco fecha com How Many More Times, faixa animada que é levada pela linha de baixo de Jones e fica na cabeça do ouvinte logo nos primeiros minutos da audição.

O disco de estréia da maior banda de Hard Rock de todos os tempos deve estar presente na discografia básica de qualquer amante da boa música. Marcante, imperdível, essencial!

Formação:

Jimmy Page (guitarras)
Robert Plant (vocal)
John Paul Jones (baixo)
John Bonhan (bateria)

Faixas:


1- Good Times Bad Times
2- Babe I’m Gonna Leave You
3- You Shook Me
4- Dazed And Confused
5- Your Time Gonna Come
6- Black Mountain Side
7- Communication Breakdown
8- I Can’t Quit You Baby
9- How Many More Times

Produção: Jimmy Page e Peter Grant

Nenhum comentário: