quarta-feira, 2 de setembro de 2009

El Lacayo

E não é que o “lacaio” a serviço dos interesses ianques está mais perto do que nunca de disputar pela terceira vez consecutiva a presidência do “protetorado” colombiano.

Sim, porque é exatamente isso que Uribe é, um “lacaio” dos interesses ianques na América do Sul. Já a Colômbia, infelizmente, sob a batuta do Lacaio torna-se a cada dia, mais e mais, um protetorado ianque, ou no mínimo uma enorme base norte-americana incrustada no subcontinente sul-americano.

Pois é, Menem, Fujimori e FFHH fizeram escola na América Latina. Agora durma-se com um barulho desses.

Ademais Uribe para aprovar o primeiro projeto de reeleição parece ter seguido a cartilha dada de presente por FFHH. Nela o nosso ex-presidente tucano, de tristes recordações para o povo brasileiro, lhe ensina passo a passo como comprar votos para emendas constitucionais.

E o pior. A mídia oligopolizada tem vacilado no tratamento do tema. Algumas vezes tem se omitido, outras trata-o de maneira superficial, ou, em alguns casos, elogiado a postura de Álvaro Uribe e o chama de herói (O Estadão da família Frias fez isso com todas as letras e nem se enrubesceu!!!).

Esse tratamento é ridículo se comparado ao dado a Hugo Chávez, Evo Morles e Rafael Correa. Afinal enquanto Uribe é o “herói,” eles são os “lunáticos bolivarianos”. Isso sem falar do tratamento que essa mesma mídia deu ao factóide do terceiro mandato de Lula.

Na Colômbia já não bastasse o fato de estar se tornando paulatinamente um protetorado ianque, ainda temos pelo menos dois enormes agravantes relacionados entre si.

O primeiro é a política de não diálogo adotada por Uribe contra as FARC. Sem diálogo com as FARC há apenas uma tendência para a guerra civil que perdura desde 1964, o recrudescimento em médio prazo do conflito armado. A outra é a ligação de Uribe com grupos paramilitares de direita e narcotraficantes. Tanto alguns dos aliados de Uribe no Congresso Nacional quanto integrantes do alto escalão do governo colombiano estão sendo investigados pela Justiça por envolvimento com o tráfico de drogas, as milícias de direita e chacinas. Inclusive alguns políticos próximos a Uribe já foram condenados ou fugiram para Miami.

Aprovada a emenda do terceiro mandato pelo Congresso colombiano resta ainda passar pelo aval da Procuradoria Geral, que terá um mês para dar luz verde à convocatória para um referendo, em que os colombianos decidirão se estão a favor ou contra a segunda reeleição de Uribe.

Pelo andar da carruagem essa etapa não será maior problema para o Lacaio e seus comparas.

Então resta-nos torcer para que a oposição consiga mobilizar e conscientizar a população colombiana sobre os perigos da quebra do processo democrático embutido num eventual terceiro mandato de Álvaro Uribe, “El Lacayo”.

4 comentários:

Blog do Morani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Morani disse...

Blogger Blog do Morani disse...

Pois é... Não se poupa o Chávez quando se insurge contra as patas dos norte-americanos que as pretenderam sobre a Venezuela, e não é de hoje.
O Uribe abre sua defesa a favor dos yankes e muitos acham essa atitude a mais normal tomada por um presidente de um pais sul-americano. Permitir a implantação de bases em seus territórios já lhe valeria ser "enxotado" da presidência e cassado sem dó nem piedade. Como ficará fácil às forças daquele país do norte o avanço sobre as demais Nações do Continente que por acaso se insurjam com a "pacífica" invasão em solo colombiano. Eles são intolerantes - viu-se bem na oportunidade da invasão do Iraque, sob pretextos sem fundamento. Em primeiro lugar, eles deveriam tratar da situação social e racista de seu lado; agora perseguem brasileiros em situação duvidosa e ilegal de maneira nada democrática, como dizem eles, os estrelados, de sua
pátria: a maior democracia do mundo. Se fosse na China de alguns meses atrás, esse indivíduo
já estaria fuzilado em praça pública.

2 de Setembro de 2009 19:04

Anônimo disse...

Li o artigo e devo lembrar-lhe que Lula e os PTralhas também tentaram o golpe do terceiro mandato.Aliás, a corja dita de esquerda só acha ruim uma ditadura de direita.Nunca vi um PTralha condenar a ditadura castrista y el paredón ou a ditadura sanguinarea de Moscou.

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP