terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jornalismo imparcial

O “Jornal da Globo” de ontem deu uma aula de jornalismo imparcial, independente e isento.

No dia em que o governo federal anunciou o projeto para um novo marco regulatório para o petróleo, levando em conta a dimensão das recentes descobertas do Campo de Tupi, a Rede Globo se superou. É bom lembrar que as Organizações Globo, na década de 1950, fizeram oposição ferrenha a campanha “O Petróleo É Nosso”. O telejornal iniciou com a tradicional cara de consternação de Wiliam Waack, esboçando da forma mais simplória o possível que, pelas novas regras apresentadas pelo governo, a Petrobras ganhou mais do que já tinha e o “governo” – em nenhum momento falou-se em “Estado” – ficará com a maior parte da receita gerada pela extração do Pré-Sal.

Depois, como a Rede Globo prima pelo imparcialismo e isenção, mostrou uma entrevista com o governador José Serra. O provável candidato tucano à sucessão de Lula, afirmou peremptoriamente discordar do modo como o governo conduziu a discussão sobre o tema e que discorda do projeto em si. Todavia se furtou de apresentar a alternativa que acha melhor.

A amostra de jornalismo imparcial, independente e isento continuou com o governador fluminense Sergio Cabral. Este afirmou que o governo federal foi obrigado a rever posições – leia-se alteração na ignominiosa regra dos royalties – antes de apresentar o projeto.

Voltando ao estúdio, William Waack, apresentou Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura. O empresário, que também tem um blog hospedado no G1, declarou que a política de petróleo e gás no Brasil pode sofrer um retrocesso, afugentar investimentos estrangeiros, dar megapoderes a Petrobras e ao Estado e reestatizar um setor que já havia se livrado do danoso jugo estatal. O especialista em infra estrutura usou discurso meramente político, uma vez que se absteve de apresentar qualquer dado técnico.

Waack se despediu do Diretor do CBI e convocou de Brasília Heraldo Pereira com a seguinte frase, “é Heraldo o governo pediu ao Congresso que vote o projeto em 90 dias, quanta pressa! É 2010 chegando?”

Pereira emendou “é isso mesmo”. E a seguir foi à vez do quadro Pinga-Fogo onde os entrevistados da noite foram os senadores pela José Agripino Maia (DEMO – RN) e o desgastado Aluízio Mercadante(PT-SP). Agripino atacou, como sempre, o governo, afinal ele teve 14 meses para elaborar uma proposta de exploração do Pré-Sal e agora quer que o Congresso examine e aprove a proposta em apenas 90 dias. Já as falas de Mercadante pareciam desencontradas e chegou a dizer que o prazo de 90 dias poderá ser prorrogado.

Assim se faz um jornalismo isento imparcial, sério e independente.

3 comentários:

RLocatelli Digital disse...

Com essa mídia golpista e tucana, ou melhor, serrista, espero que o governo procure cada vez mais canais de comunicação com o público para além dos canais de TV aberta e jornalecões. É, 2010 já começou faz tempo para Serra e sua mídia...

jenifer chagas 8° b disse...

socialismo(comunismo) x liberalismo


Os partidos comunistas são partidos de esquerda mas que ao contrário dos partidos de direita lutam pelo povo.
Já os partidos liberalistas lutam pela burguesia (empresários,donos de fábricas etc...). Que exploram seus funcionários, lucram sem dividir com quem realmente produziu.
Por isso devemos conhecer cada doutrina social existente em nosso país para podermos eleger conscientemente um partido que lute pelos trabalhadores, e faça o Brasil evoluir. Acabando com a fome, a miséria e a desigualdade social.

Yasmin Pelegrino 8° B disse...

Stalin Josep
No poder,aplicou os planos quinquenais que consistia em investimento pesado na indústria de base na planificação da economia de 5 em 5 anos.O plano ecônomico de planificar a economia deu certo e em pouco tempo a adiministração stalinista transformou a URSS em uma potência econômica.
Stalin aplicou um programa específico para educação na URSS atingiu graus eficientes não visto no mundo da época.
De 1925 a 1929 a taxa de desenvolvomento rápido como Polônia e França não ultrapassou 9% e menos de 4% e nos E.U.A e Grã Bretanha.Na URSS o desenvolvimento da industria estatal chegou a mais de 20% de toda industria de cerca de 18%.
Stalin não era um homem de guerra como seus inimigos o pintaram,inclusive Trotshi.em 1939 Stalin fez um acordo com Hitler,pacto Ribbentrop-Molotov, no qual a URSS não participaria de combates militares.
No dia 05/03/1953 Stalin faleceu, sendo a causa uma hemorragia cerebral.Não se encontrou no mundo aainda um governo socialista tão eficiente,sendo que os sucessores de Stalin deram abertura a economia de mercado e não aplicaram planos quinquenais,viciando o sistema e ruindo a URSS.
sokorine: "CAMARADAS,A VIDA DE NOSSO BEM-AMADO STALIN PERTENCE AO POVO INTEIRO...STALIN É NOSSO GUIA,NOSSO SOL