segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Creedence Clearwater Revival

Os estadunidenses “inventaram” o rock em meados da década de 1950, mas quem melhor soube explorar todo o potencial artístico daquele novo tipo de som foram os britânicos. Pelo menos as melhores bandas sempre foram britânicas. Principalmente a partir da “britsh invasion”. Quase dez anos após a “invenção” do rock o que se viu foi os ingleses tomando conta da cena rock nos EEUU e no Mundo.

Curioso é que por volta de 1964/65 os Beatles estouravam nos EEUU, mas em sua terra natal era o estadunidense Bob Dylan que liderava as paradas de sucesso – sobre isso leia o livro “O que é Rock”, de Paulo Chacon.

Mas no final dos anos 1960 enfim apareceu uma banda estadunidense capaz, pelo menos por algum tempo, de rivalizar com a hegemonia britânica. O Creedence Clearwater Revival . Nenhuma banda oriunda dos EEUU fez tanto sucesso durante a “britsh invasion” quanto o quarteto de El Cerrito (Califórnia).

O Creedence estourou com um estilo musical parido num ambiente psicodélico regado a rhythm & blues, folk , e muito rockabily mergulhado profundamente no country e com letras que invariavelmente descreviam o Sul Profundo de seu país, um dos motivos desse estilo peculiar ter ganhado a alcunha de “swamp rock” (rock do pântano). Assim conseguiram a proeza de entre 1968 e 1972 lançarem sete álbuns de estúdio e paparem nada menos que seis discos de platina e um de ouro.

Tudo isso se deveu principalmente a John Fogerty, seja pelo seu talento na interpretação vocal ou na guitarra, seja pelo fato de ser um dos mais geniais compositores de sua geração (e olha que estou falando da principal geração do rock’n’roll!!!).

Também faziam parte do Creedence o irmão mais velho de John, Tom Fogerty (guitarra e vocais), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (um dos melhores bateristas de todos os tempos).

O sonho acabou para o Creedence em 1972 quando a banda dissolveu definitivamente, um ano após Tom tê-la abandonado. Os antigos integrantes então passaram, entre uma disputa judicial e outra, a seguirem outros projetos sendo que John conseguiu relativo sucesso em carreira solo. Tom morreu vitima de AIDS em 1990 e em 1995 Doug Clifford e Stu Cook formaram o genérico Creedence Clearwater Revisited passando a excursionar pelo mundo.



















Nenhum comentário: