sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Rinha de tucano

Vejam só como são as coisas. Imaginemos que ex-presidente Lula ao assumir o governo em janeiro de 2003 tivesse dado início a uma auditoria nas contas de seu antecessor FFHH, o que a grande mídia mazombeira não faria? Com certeza a grande mídia (Partido do Capital) tomaria aquilo como golpe de Estado e tentativa petista de implantar uma ditadura no país expurgando da vida pública os sabujos tucanos e pefelistas.

Mas, isso é apenas exercício de imaginação uma vez que Lula optou por ser mais realista que o rei e não teve coragem para tanto -- muito por conta do tal “risco PT” que o próprio Partido do Capital se incumbiu de espalhar.

Pois bem, mas não é que agora nesse ano da graça de 2011 o príncipe do atraso Geraldo Alckmin resolveu pedir auditoria nas contas do ex-governador José Serra e o Partido do Capital tem tratado do assunto como algo trivial! Como diria o marinheiro Popeye: “macacos me mordam”. De fato Alckmin só está retribuindo o favor que Serra lhe fez em 2007 em procedimento análogo e, no entanto, em situação inversa.

Por outro lado que avanço seria para a Democracia caso auditar contas públicas fosse fato corriqueiro e comum entre nós. Por mais que saibamos que a atitude de Alckmin é movida por uma rinhada disputa interna -- dentro do PSDB -- ela não deixa de ser salutar.

Gostaria de ver o “boneco de ventríloquo” Antonio Anastasia fazer o mesmo em Minas com as contas de Aecinho, principalmente em relação à construção da faraônica Cidade Administrativa. Mas aí já é sonhar acordado. E ainda que chegássemos a tanto, provavelmente a imprensa mineira faria ouvidos moucos.

Nenhum comentário: