quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Lançamento de livro sobre história econômica de Poços de Caldas


"O Professor Yuri de Almeida Gonçalves lançará no próximo sábado seu livro acerca da história econômica de Poços.

Já li o livro e garanto que além de se tratar de um trabalho seriíssimo trazendo informações praticamente inéditas, o livro possui potencial para ser fonte de pesquisa e referência para os interessados no assunto".

No dia 25 de setembro, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebe o historiador e professor mineiro Yuri de Almeida Gonçalves, que lança o livro Poços de Caldas – uma leitura econômica. A obra revela um retrato da história econômica da cidade, cobrindo o período de sua fundação aos dias atuais. Dividido em 14 tópicos, o livro é escrito a partir da leitura historiográfica marxista.

De acordo com o autor, aspectos que desmistificam as ideias pré-concebidas sobre o desenvolvimento de Minas Gerais e, conseqüentemente de Poços de Caldas, além de uma análise da conjuntura econômica do país e sua reflexão sobre os municípios são apresentados no livro, que delineia um panorama da economia do Estado a partir do século XVIII, identificando que Minas Gerais não esteve presa somente à mineração do ouro.

“O principal objetivo do livro foi traçar um panorama histórico-econômico de Poços de Caldas, a partir de dados que ainda não haviam sido compilados. O fato de a cidade ter se tornado a maior do sul de Minas sempre me foi motivo de indagações. Na verdade como o motor propulsor da história e a infra-estrutura da sociedade é a economia, já previa que foram aspectos econômicos que motivaram a expansão do município. A partir dessa visão, fui incentivado por professores de Varginha e Três Corações a me lançar na pesquisa, que resultou em minha especialização em História e Construção Social no Brasil, através da Unincor”, informou o escritor.

O livro Poços de Caldas – uma leitura econômica é aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Circullare Auto Omnibus, sendo gratuitamente distribuído para todas as bibliotecas públicas municipais e escolares de Poços de Caldas, além de bibliotecas de referência em todo o país. A abertura do lançamento é marcada por apresentação musical da cantora Jesuane Salvador, que interpreta canções afinadas com a proposta, passando por Mercedes Sosa e Milton Nascimento.

Serviço:

Lançamento do livro “Poços de Caldas – uma leitura econômica”, do escritor Yuri de Almeida Gonçalves

Local: Câmara Municipal de Poços de Caldas, rua Junqueiras, 454 – Centro. Poços de Caldas/MG

Horário: 19h

Entrada franca

Mais informações

Jesuane Salvador

CulturAlternativa Comunicação

(11) 6541-6849

2 comentários:

Luciano Vieira disse...

Parabéns ao Yuri!!!
Mudando de assunto.
Hudson, sabe a vereadora Ciça aquela que o povo votou pensando que era uma coisa e é outra? Então, agora está se arvorando contra a situação imposta pela Circullare. Já imaginou isso? Toda tagarela diz por aí que a situação dos ônibus na área central está incomodando comerciantes e moradores.
Que coisa, né!
É como a onda do mar sob o balanço do vento... vai-e-vem, de um lado para outro.
Chamou o movimento, na época, de palhaçada, achou ruim, não apoiou, promoveu discórdia e agora sopra por outras bandas.
Caramba, pior só o Serra!

Prof. Yuri Almeida disse...

Hudson, meu caro, obrigado por difundir em seu blog o lançamento do livro. Gostaria de pedir uma gentileza para ti. 100 livros foram doados para a escola municipal Pedro Afonso Junqueira, no Kennedy. Eles venderão e o dinheiro vai para o caixa escolar. Tem como vc publicar isso em seu blog, se nao for incômodo? No bloghistoriacritica.blogspot.com tem informações, mas te passo já:
Poços de Caldas - uma leitura econômica
Compra: (35)3712-1095 ou (35)9168-8161-Fábio

Abração