domingo, 4 de setembro de 2011

Parabéns aos que têm respeito e dignidade

Por pura falta de tempo, uma vez que no sábado passei o dia todo na Unicamp acompanhando estudantes da Escola Estadual David Campista no projeto “Unicamp de Portas Abertas” –- afinal, tiro meu sustento das aulas que leciono tanto na rede estadual quanto na rede particular, portanto, para usar o carioquês: não fico esperando surgir uma parada arrumada por algum político para ajeitar o meu lado -- não pude usar o Dissolvendo no Ar para dar os merecidos parabéns a chapa “Respeito e Dignidade”, que obteve êxito acachapante nas eleições internas do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas).

Mesmo sendo chapa única a tarefa não era simples, pois tradicionalmente eleições com chapa única costumam ter alto índice de abstenção e o estatuto da instituição exige a participação de pelo menos 50 por cento mais um dos filiados aptos a votarem para que a eleição seja legitimada. Havia também o descrédito que a própria instituição vem passando desde que recaíram denúncias sobre ex-presidente Roberto Carlos, que teria desviado uma bagatela próxima aos 500 mil reais, sendo que hoje essas denúncias levaram-no ao indiciamento judicial, entretanto a morosidade da Justiça acabou, nesse caso, colaborando para o descrédito do Sindserv. Ademais, como é de praxe em processos desse tipo, quando inexiste a famosa chapa branca ou pelega, a administração municipal moveu uma forte campanha pela abstenção, no que contou com o apoio involuntário de alguns servidores independentes.

Ao fim e ao cabo houve um comparecimento de 2/3 dos filiados aptos, número pra lá de bom mesmo em eleições sindicais com duas ou mais chapas, sendo que 94% confirmaram o voto na chapa Respeito e Dignidade.

Do resultado final das eleições pode se tirar as seguintes conclusões: os servidores públicos municipais confiaram na chapa encabeçada pelo Vereador Professor Flávio Faria e acreditam que as propostas da chapa são condizentes com seus anseios; os servidores públicos municipais esperam que o Sindserv volte a ter a atuação forte e incisiva que já teve noutros tempos; os servidores públicos municipais se mostraram profundamente insatisfeitos com a atual administração municipal, prova é que o Professor Flávio Faria é justamente o principal nome da oposição ao Prefeito Paulinho Courominas.

Sinceramente, creio que nos próximos quatro anos os novos diretores do Sindserv farão jus a confiança depositada neles pelos servidores públicos municipais. Portanto, desejo a chapa Respeito e Dignidade muita saúde e energia a fim de manterem a boa capacidade de reflexão e atuação que já demonstraram durante a campanha.

2 comentários:

Prof. Yuri Almeida disse...

Sorte ao nosso vereador para reerguer o que derrubaram. Diga-se de passagem, não foi o ex-presidente que desviou R$500.000,00, foi os dirigentes do sindicato. A auditoria confirmou que pelo menos metade do desvio não tem como provar quem pegou a grana. Foi uma sequência de irresponsabilidade, incompetência e falta de zelo com a luta por parte do Sindserv.
Mas, pessoas de bem farão diferente agora. Não é só o vereador Flávio que está disposto a mudar essa história. Temos que destacar a Fernanda, o Anésio, a Marieta, o Sérgio e outros companheiros que tem uma história de lisura e competência.
Sorte Sindserv, precisamos de ti para nos defender...

Tiago Fidel disse...

Acredito que o mais complicado hoje, seja escapar daqueles que estão no meio político apenas como meio de sobrevivência. Assim, fica complicado pensar em ideologia ou compromisso, pois vem sempre o umbigo na frente. Mas ainda há esperança, como demonstra a chapa que venceu as eleições internas do SINDSERV: pessoas sérias e comprometidas com a representação da classe.
Além de lutar contra a classe dominante, ainda temos que combater aqueles que se dizem defensores de um mundo mais justo,mas mantém o troca de influências como meio de vida.