domingo, 17 de outubro de 2010

A CNBB virou comitê central do Serra?

Publico texto enviado pelo Chico Hugo, amigo e colaborador do Dissolvendo no Ar, assinado por Emílio Carlos Rodriguez Lopez a respeito de como parte da Igreja Católica foi instrumentalizada em prol de Serra e a seguir um comentário do próprio Chico.


A CNBB virou comitê central do Serra?
Por Emílio Carlos Rodriguez Lopez*


A Dom Luciano Mendes de Almeida, o amigo verdadeiro dos pobres.


Participo de movimentos na Igreja Católica, desde 1979. Primeiro, na Pastoral de Juventude, onde me tornei coordenador da região Leste 1 da Arquidiocese de São Paulo, na ocasião coordenada por Dom Paulo Evaristo Arns. Lá conheci Dom Luciano Mendes de Almeida e o vi, muitas vezes, ceder a sua cama para um mendigo dormir ou repartir o pão. Este homem foi durante os anos críticos do final da ditadura um exemplo de moderação, o que falta hoje entre os atuais bispos.


Durante cinco anos fui coordenador do projeto de formação política e comunicação da região Leste 1. Na década de 80, ajudei na campanha de Plínio de Arruda Sampaio a deputado federal e a governador, participei da campanha de Chico Whitacker para vereador e do Plenário Pro Participação Popular na Constituinte e na campanha contra a revisão da Constituição. Também fui um dos coordenadores da Juventude Universitária Católica.


Tenho dois filhos lindos consagrados à Nossa Senhora de Fátima e agradeço a intercessão de Nossa Senhora Aparecida por salvar a vida da minha filha, que com sete dias de existência passou por uma cirurgia cardíaca e mais quarenta e cinco dias na UTI. Por tudo isso e, ainda amar a vida, sempre fui contra o aborto.


Nos últimos tempos, estou assistindo atônito e envergonhado o apoio ostensivo de bispos paulistas ao candidato à Presidente da República, José Serra. O pretexto de tal apoio seria a posição deste cidadão ser contrário ao aborto e defensor da vida. Oras, mesmo para defender esta causa santa não há a necessidade de tanto alarde e exploração mal intencionada do assunto, visto que os quatro principais candidatos têm posição contrária a esta prática.


Recentemente, a Regional Sul-1 da CNBB lançou um manifesto anti-Dilma, acusando-a de defender o aborto. A complacência da CNBB fez com que setores conservadores usassem a autoridade eclesiástica para cercear o direito ao voto dos católicos e, além dos mais, permitiu que se espalhassem boatos maldosos e caluniosos contra uma pessoa.


Esta campanha foi organizada pela Opus Dei, que funciona como um partido clandestino dentro da Igreja Católica contra o PT e Dilma e a favor de Serra. Esse grupo tem como premissa à defesa da vida. Para eles, a Opus Dei, o ato de viver se resume a nascer. Desse modo, para a Opus Dei reduzir a miséria e melhorar as condições de vida de milhões de brasileiros não é promover a vida. Assim como, para eles, também não é promover a vida dar condições para o povo comer carne e ter emprego.


Esta concepção restrita da defesa da vida esconde a intenção da Opus Dei de usar a religião para fins políticos eleitorais e transformar o altar em local de comício para dominar o Brasil. A Opus Dei é uma organização católica de extrema direita que não aceita pobres entre seus membros e que apoiou a ditadura fascista na Espanha e em muitas outras partes do mundo, inclusive no Brasil. Além dos tentáculos econômicos poderosos que levaram a práticas de lavagem de dinheiro no Banco Ambrosiano – caso da Máfia da P2 -, domina Faculdades na Espanha e tem representantes em diversos veículos da mídia, inclusive da brasileira.


Por tudo isso, não é possível tolerar que falsos democratas e amantes de ditaduras façam da defesa da vida um pretexto para atacar da forma mais vil um ser humano, lançando sobre uma mulher um leque de grosserias e inverdades.


Essa cabala, aliás, age como o arcebispo de Recife ao excomungar uma menina de 9 anos de idade que foi violentada e daria luz a uma criança. Ocorre que se tivesse o bebê ela poderia falecer durante o parto, visto que fisicamente não tem condições de ter uma criança. Essa menina que já havia sofrido enorme violência ao ser estuprada foi excomungada pelo religioso, assim como toda a equipe médica.


Este drama humano mostra a hipocrisia de uma Igreja mais preocupada em punir do que em amar ao próximo. Se a menina morresse, não seria também atentar contra a vida? Quantas mulheres não passam por essa difícil situação e não encontram uma só palavra de amor. Provavelmente só ouvem rancor e ódio, além de sentir o preconceito.


Quem age contra uma criança excomungando-a também age inquisitoriamente contra uma mulher, cujo único pecado é amar os pobres e querer continuar o trabalho do atual presidente que está gerando a prosperidade para os brasileiros e concretizando a vida em abundância, ou seja, concretizar o ideal bíblico da terra onde corre leite e mel. Isto a Opus Dei, uma organização elitista, voltada para os ricos, não perdoa. Por isso, odeiam tanto o Lula e o PT.


Por último, há uma diferença entre o Cristo que carrego dentro de mim e o desta gente. A Opus Dei e setores elitistas da Igreja são os continuadores dos fariseus, doutores da lei, que segundo Jesus Cristo usavam a religião como arma de dominação sobre os mais pobres. Eles se esquecem que Jesus vivia no meio dos mais pobres e humildes, nasceu na manjedoura e não em berço de ouro. Por que será que um simples pescador foi o sucessor de Cristo? E não se esqueçam de que as mulheres, as mais oprimidas naquele tempo, ficaram com Jesus até o fim, entre elas estava uma prostituta, Maria Madalena. Ah, não foram os sumos sacerdotes e os fariseus que condenaram Jesus a morrer na cruz?


Enfim, coberto de cinzas, para expressar a minha vergonha como católico praticante, pergunto que religião é esta que semeia o ódio e não o amor, como manda Jesus?


Observação: Se quiserem me excomungar, como ameaçou o padre da Canção Nova (ele pensa que estamos na Idade Média), excomunguem. Ao menos, saberei que estou seguindo os passos de outros santos, como São Francisco que sofreu processo de heresia pelo Papado na Idade Média, por pedir uma Igreja simples e despojada de bens materiais.

* Emílio Carlos Rodriguez Lopez, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo.

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Emílio,

Há anos, quando a ditadura acenava com a possibilidade de uma abertura lenta e gradual — ainda não haviam resolvido como livrar a cara dos torturadores — D. Paulo Evaristo Arns esteve em Santos para uma palestra aos jovens católicos, no auditório do Colégio São José, na Avenida Ana Costa.

Os jovens, em sua maioria incomodados com a tolerância/apoio de tantos padres católicos às práticas da ditadura, aguardavam uma palavra de alento de D. Paulo.

O cardeal, sentado ao lado de D. Davi Picão, então bispo de Santos, logo anunciou que não ia fazer palestra mas sim responder às inquietações dos jovens.

Foi posto um microfone para o auditório. Primeira pergunta, segunda ... e D. Paulo a tergiversar.

Os jovens, bem! Os jovens tinham outra expectativa.

Em uma terceira pergunta, um rapaz mencionou fato concreto: um pároco que atrapalhava a comunidade de base e não se reunia com a juventude pretextando que as reuniões eram no horário das novelas da Globo.

Solerte, D. Paulo sugeriu ao jovem uma outra maneira de aproximação do pároco, pois via ali apenas “um choque de gerações”.

Sem graça, o jovem afastou-se do microfone. Durante algum tempo, fez-se silêncio no auditório.

Não conformado, atravessei todo o recinto até o microfone e ouvi de um solicito cardeal: “qual é sua pergunta?”

— Não tenho perguntas, D. Paulo. Venho insistir que responda à angústia que li na pergunta anterior e no rosto de todos esses jovens — respondi.

Ele insistiu em tergiversar.

Contei situações por mim vividas semelhantes à exposta pelo jovem. Ele insistiu que tal tipo de padre não existia e ... me colocou na situação de mentiroso/irresponsável.

Poderia ter ido mais longe: citar a prisão dos padres operários franceses, modelos de fé, que atuavam na Zona Noroeste de Santos, bairro operário de muita pobreza. Das circunstâncias da prisão e de eventuais denúncias/participações do clero TFP até em situações de tortura...

Falar de padres ligados à Opus Dei e à TFP que, antes do Golpe de 64, já estavam ligados a uma rede geradora de infâmias contra políticos e dirigentes sindicais/estudantis simpáticos ao Jango, liderados pelo Golberi.

(Pelo menos um desses padres foi“promovido” a bispo depois do João XXIII.)

Preferi encerrar o assunto com uma única pergunta:

— D. Paulo, diga pelo menos a esses jovens uma coisa: o que fazer quando o catolicismo começa a atrapalhar o cristianismo?

O cardeal olhou o relógio, ouviu demorado sussurro de D. Davi Picão ao seu ouvido, alegou outro compromisso e escafedeu-se.

Fui professor de Ensino Religioso durante anos no maior colégio estadual de Santos, o Instituto de Educação Canadá. Convidado pelo Padre Waldemar do Valle Martins e pelo próprio bispo D. Davi. Aceitei o convite com a condição de Ecumenismo.

Participei da criação das primeiras comunidades de base, pelas mãos do padre Antônio Olivieri.

Transitei pelas JOC, JEC e JUC.

Conheci entusiastas da AC.

Vendi assinaturas do Brasil Urgente do frei Carlos Josafá.

Filho de pais terceiros carmelitas. Aluno dos Maristas.

Pelas mãos dos maristas, catequista aos 11 anos de idade em escolas públicas de Santos.

Mariano até a medula.

Bem, Emílio!

D. Paulo não respondeu aos jovens como se comportar quando o catolicismo atrapalha o cristianismo. E você se deixa perseguir por essa dúvida.

O Leonardo Boff precisou chegar à presença do então cardeal inquisidor Ratzinger, hoje Bento XVI, no Vaticano, para ser punido por pensar teologia e descobrir: “Eles mentem!!!”

Aprendi com o evangelista João que o Diabo é o pai da mentira.

Por isso, durante aquela palestra de D. Paulo, resolvi definitivamente pela minha autoexcumunhão:
escolhi ser cristão.

Em Tempo: A última vez que conversei com D. Luciano foi num assentamento dos sem-terra no DF. Eu, professor dos meninos do assentamento, ele, bispo “defenestrado” em Mariana, recém recuperado do grave acidente.

Conversa de quem não se vê há muito tempo.

Ele estava feliz com sua recuperação. Mas senti que, como eu, era um cristão amargurado.

Chico Hugo

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