segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Tentando entender os resultados do primeiro turno

Um segundo turno que parecia pouco provável até sábado acabará acontecendo. Alguns fatores nos ajudam a explicar isso.

Caso Erenice Guerra

Até parece que ela foi plantada dentro da Casa Civil por algum tucano!!! Sempre considerei a arrogância irmã da ingenuidade. Ou foi arrogância do PT imaginar que a eleição terminaria no primeiro turno e aí tanto faria quem sucedesse Dilma Rousseff na Casa Civil, ou então foi inocência demais.

Erenice já estava na mira da mídia oligopolizada desde o suposto dossiê contra o casal FFHH e mais tarde, no ano passado, seu nome apareceu de novo no noticiário por conta do caso Lina Vieira. Portanto a mídia já conhecia Erenice Guerra.

Agora, imagine o que se passou na cabeça do eleitor médio. Erencie, mulher, sucessora de Dilma na Casa Civil e muito próxima da presidenciável petista. Vocês acham que tirou ou não votos de Dilma?

Satanização e Marina

A campanha sórdida, principalmente na internet com falsas declarações de cunho religioso supostamente partidas de Dilma. Muitos evangélicos e católicos conservadores antes propensos a votarem em Dilma, repensaram e tomaram outra decisão.

Marina Silva foi sem duvidas a grande beneficiada da campanha de satanização contra Dilma, no entanto não dá pra negar que a maioria dos seus votos foram realmente de pessoas que querem um “algo mais”, que estão cansados da polarização PT - PSDB.

Minas Gerais

O fraco desempenho de Hélio Costa (PMDB) – ele teve praticamente metade dos votos de Antonio Anastasia (PSDB) – pode ter prejudicado a votação de Dilma. Nesse fator é preciso entender algumas coisas:

1- O PT nacional (leia-se Lula) errou ao impor uma aliança entre PT e PMDB em Minas. Caso ambos tivessem caminhado com candidatos próprios, a chance de segundo turno no Estado seria enorme. No mais até Aécio torcia para ter apenas um candidato forte enfrentando seu boneco de ventríloquo desde que esse candidato fosse Hélio Costa.

2- A militância se sentiu órfã por não ter a opção 13 na eleição para governador e em nenhum momento vestiu a camisa da campanha de Hélio Costa.

3- O PT nacional (leia-se Lula) errou ao fazer vista grossa para a aliança branca entre Pimentel e Aécio em 2008 que acabou jogando a prefeitura de Belo Horizonte, então a mais importante cidade governada pelo PT, no colo de Aécio. Até os cães da sarjeta mais imunda sabem que o PSB em Minas é um partideco de aluguel a serviço de Aécinho. Com a prefeitura nas mãos do grupo de Aécio ficou fácil fragilizar o PT na zona metropolitana, e foi exatamente isso o que aconteceu. Ainda tenho curiosidade em saber o que Pimentel e PT ganharam com aquela aliança. Pimentel foi suplantado na disputa por uma das vagas para o Senado pelo ilustre Itamar “Forrest Gump” Franco que teve em Aecinho um cabo eleitoral dedicado.


O Partido do Capital

Subestimou-se a força da mídia oligopolizada, o Partido do Capital. Nessas eleições ele provou que pode ter perdido parte de sua força, mas ainda consegue pautar segmentos da sociedade, sobretudo a classe média conservadora por natureza e extratos mais baixos que utilizam exclusivamente a mídia tradicional como fonte de informação. Batendo na mesma tecla dia e noite ele conseguiu incutir na cabeça desses eleitores a ideia de que o governo do PT está infestado de bandidos, de corrupção e de incompetentes.

Debates

Ao contrário do que se falou, Dilma foi mal nos debates em que participou. Sempre pareceu tensa, com pensamento confuso e dificuldade de expressar suas ideias. Embora Serra tenha parecido anódino e fleumático nos debates, Dilma acabou sendo ofuscada por Plínio e Marina.

5 comentários:

Blog do Morani disse...

Meu caro Hudson:

Você foi muito claro, além de excelente observador, ajuizando os motivos prováveis de um único turno nessa eleição 2010 ter falido.
Lula afirmou que se Dilma ganhasse deveria a ele a perfomance; perdendo, seria de sua exclusiva culpa; ora, se ele foi o Criador da candidata Dilma, com pesado apoio, mesmo antes do começo da campanha,jamais poderia afirmar tão veementemente a fragilidade exposta de Dilma nos debates. Contudo, e você tem razão, o caso Erenice e adjacências familiares foram o ponto crucial em seu desempenho, pois ela, como Lula, esperava resolver a eleição ainda ao primeiro turmo. Agora, ambos - Dilma e Serra - estão na dependêndcia do apoio de quem? Da praticamente última colocada no ranking eleitoral - Marina Silva. Marina, sem querer, recebeu a chave da vitória de um ou de outro no segundo turno. Esperemos. Em eleição tudo é possível. Lembra de FHC quando candidato ao governo de São Paulo? Sentou-se à cadeira do governador antes da hora. Perdeu. Abraços.

Diney Lenon disse...

Cara, é a terceira vez que tento postar aqui... acho que o problema é a~famosa peça! rsrs
Concordo com tudo o que você falou, Hudson. A mídia tem o seu preferido e ele é tucano. Com a ajuda do PIG o PSDB vai vencer essa eleição, acredito.
Mas vou além, o PT/PMDB/PR/PCdoB e cia perderam a eleição num clima de debate meramente administrativo, entraram na onda de "Marina do Bem" e "Serra Manager"... Infelismente teremos um 2º Turno de debate administrativo, como foi o primeiro e agora sem a pitada política de Plínio nos debates.
Estamos fadados a ver um discurso morno, administrativo de propostas continuistas e de melhora desse sistema, mas nada, absolutamente nada crítico a ele.
Assim, os dois se igualam e entre os iguais a mídia influencia por seu preferido, o PT perde sem Lula e se torna igual ao PSDB.

Prof. Yuri Almeida disse...

Camarada, parabéns pelo texto.
Dilma foi mal nos debates, quis ser boazinha e se preservar de ataques polêmicos. Temo esse segundo turno, não tenho certeza da vitória de Dilma. Torço para que ela vença e se mostre a stalinista tão salientada por alguns. Brasil precisa de um governo mais intrépido, precisamos de reformas de bases, principalmente as agrária, tributária, política, previdenciária e educacional.
Agora, cá entre nós, ela não é o que temos como ideal...

Luciano Vieira disse...

Hudson, sua abordagem é ótima! A tentativa de golpe orquestrada pela mídia era evidente. Não vamos perder no 2º turno, ganhamos no primeiro e Lula tb passou por isso.
A Dilma é uma pessoa com histórico de lutas e excelente gestora, um perfil que assegura o desenvolvimento econômico. Por outro lado temos problemas na esfera da articulação política. Veja o que aconteceu em Minas, nos idos de 2008, quando o PT "resolveu" entregar a prefeitura de BH para o PS(D)B, isso não se faz.
Subestimar a inteligência de Aécio Neves é bobagem. Perdemos Minas e São Paulo, mas não será assim com o governo federal.
Nosso problema é de origem política e distrital, quando há um projeto maior este mesmo objetivo não se reflete nas esferas menores, no ritmo de cada um por si a esquerda se fragmenta nos estados, abriga falsos companheiros sem compromisso partidário ou político e anulam as chances de se construir algo maior.
Minas, principalmente, necessita de uma ruptura do modelo neoliberal fomentado inclusive com apoio de "companheiros".
O país desenvolveu é fato mas politicamente estamos vivendo um retrocesso nos grandes colégios eleitorais, em Minas elegem Marques, em São Paulo o Tiririca, no Rio o Garotinho é o retrato da perdição política, pragas criadas pelo próprio homem.

Luciano Vieira disse...

Hudson quando puder dê uma olhada no CONVERSA AFIADA no tópico "É PARA USAR O ABORTO NA CAMPANHA? MINISTRO SERRA AUTORIZOU MUITO ABORTO".
Sugiro um post assim "SE O SEU PASTOR FALOU QUE A DILMA APOIA ABORTO, ELE MENTIU! DESTITUA-!"
Aliás tem muito lobo em pele de ovelha circulando nesta cidade que usa a boa fé do povo para interesses particulares.